Caracterização de junta soldada por brasagem de liga de níquel-cromo utilizada como biomaterial odontológico
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v4.n7.901Palavras-chave:
Biomaterial Odontológico, Soldagem, Liga de Níquel - Cromo.Resumo
Foram obtidos os aspectos micrográficos das zonas de fusão e das zonas termicamente afetadas de juntas soldadas pelo método comumente utilizado por protéticos de uma liga Ni-Cr usada para a confecção de próteses dentárias conhecidas como pontes-fixas. O método consiste em soldagem por maçarico com gás liquefeito de petróleo (GLP) e oxigênio, metal de adição e fluxo, para soldas de liga à base de níquel comercialmente conhecida como FIT. Corpos de prova soldados da liga FITCAST- SB (261MPa, Ni 61% – Cr 25% – Mo10,5% – Si 1,5% – Ti<1%, dados do fabricante) foram submetidos a preparação metalográfica, microscopia óptica e testes de microdureza. Os aspectos micrográficos revelaram uma zona de fusão com uma segunda fase precipitada que variava do esférico ao dendrítico e uma zona termicamente afetada fazendo uma interface nítidamente distinta da microestrutura do metal de base. A região soldada apresentou tendência a possuir menores valores para a microdureza Vickers, muito embora tal comportamento não possa ser extrapolado devido ao reduzido número de corpos de prova ainda avaliados. O método usual de soldagem dos protéticos (brasagem) parece gerar diferenças microestruturais e mecânicas significativas entre as regiões soldadas e as não soldadas das próteses à base de Ni-Cr.
Downloads
Referências
JOHNSON, C., An Overview of The Types of Arc Welding, disponível em www.bsu.edu/web/cwjohnson2/welding.html, acesso em 23 de janeiro de 2006.
METALS HANDBOOK, 8a edição, vol. 7, ASM Handbook Committee American Society for Metals, Metals Park, Ohio, 44073, 1964.
SILVER, F. & DOILLON, C., Biocompatibility, VCH Publishers Inc., New York, USA, 1989.
PIMENTA, A. R., DINIZ, M. G., SAMPAIO, C. A. F.; MIRANDA, M. S., In: XIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, Anais do XIII Congresso Nacional de Estudantes de Engenharia Mecânica, 2006.
SOUZA, L. L. de, Caracterização Microestrutural e Resistência à Corrosão de Ligas Ni-Cr-Mo Refundidas Utilizadas em Próteses Dentárias, Dissertação de Mestrado, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, UNESP, São Paulo, 2005.
VON RECUM, ANDREAS F., editor, Handbook of Biomaterials Evaluation, 2a edição, Taylor & Francis, London, 1999.
WILLIANS, D. F., Medical and Dental Materials, VCH Publishers Inc., New York, USA, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.