Problematizando o Conceito de Desenvolvimento: povoando as interfaces
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.854Palavras-chave:
Redes, Desenvolvimento, Saber global, Saber local.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma reflexão acerca do conceito de desenvolvimento, explorando uma concepção diferenciada da moderna oposição entre saberes locais e saberes globais a partir de uma discussão acerca da produção de saberes na atualidade. Pensamos ser bastante fértil problematizarmos tal concepção binária já clássica do termo, por intermédio do modelo de redes do sociólogo das ciências Bruno Latour. Em tal modelo, toda concepção de globalidade se constitui em mediações sempre locais. Concluímos que, dessa forma, o foco do desenvolvimento recai sobre as diversas amarrações entre os diferentes atores envolvidos nas tramas e interfaces das redes. Desenvolvimento, dessa forma, pode ser entendido como uma interação entre diferentes, uma constante mediação/hibridação entre diferentes.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Modernidade e ambivalência. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. 14.º Edição. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 1999.
KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 5.º Edição. São Paulo: Perspectiva, 2000
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. São Paulo: Ed. 34, 1994.
_________. Como redividir a grande divisão. Mosaico – Revista de Ciências Sociais, 2(1): 168-199, 1999.
MACIEL, M. de F. Contribuições da Ecologia Humana para a Psicologia Social Moderna: Perspectivas para uma Ecologia Social. Arquivos Brasileiros de Psicologia. Rio de Janeiro: No. 8. pp. 22-31, 1998.
MORIN, E. & Kern, A. B. Terra-Pátria. 2.º Edição. Porto Alegre: Sulina, 1995.
SANTOS, M. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. 5.º edição. Rio de Janeiro: Record, 2001.
PRIGOGINE, I. & STENGERS, I. A nova aliança. Brasília: Ed. UNB, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.