Geoprocessamento no Trato de Controle de Características Urbanas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v2.n3.848Palavras-chave:
Geoprocessamento, Urbanismo, SIG – Sistema de Informação GeográficaResumo
O geoprocessamento é um conjunto de tecnologias que coleta, armazena, processa e disponibiliza informações geográficas sendo compostas por soluções em hardware, software e peopleware. Essas informações são adquiridas e demonstradas com o uso de planilhas e relatórios no papel. Trata-se da fusão da geomática com a computação, especificamente a área de Sistema de Informação. Atingindo áreas bastante heterogêneas, esta tecnologia é bastante utilizada em áreas de gestão municipal, meio ambiente, planejamento estratégico de negócios e agronomia, tornando-a bastante utilizada em vários países como parte de organizações governamentais e não governamentais. Colaborando com essas entidades, auxilia o controle de cadastro técnicos urbanos, rurais e florestais, gerenciamento de saúde publica, previsão de safras, planejamento e uso do solo, gestão de bacias hidrográficas, tratamento de curvas de nível para plantio, detecção de pragas, gerenciamento de energia elétrica e telecomunicações. O presente trabalho trata-se especificamente da discussão do controle de características urbanas utilizadas pelo geoprocessamento. Um exemplo de aplicação na especificação de um sistema dedicado ao controle de IPTU é tratado em detalhes neste trabalho.
Downloads
Referências
Laskowski S.B. , Ribeiro E. SIG - Sistema de Informação Geográfica Disponível em www.fatorgis.com.br Acessado em maio de 2005.
Camar G, Souza R.C.M., Freitas U.M., Garrido J. SPRING – Integrating remote sensing and GIS by object-oriented data modeling, 1996 Disponível em http://citeseer.ist.psu.edu/camara96spring.html acessado em maio 2005
Pontes M.A.G. GPS – Sistema de Posicionamento Global, 2002. Disponívelhttp://www.facens.br/site/alunos/download/topografia/apostila_Geoprocessamen to_2.pdf acessado em abril 2005
Cartografia, 2002. Disponível http://www.dpi.ufv.br/~jugurta/papers/exqual.pdf acessado em abril 2005
GIS e Geoprocessamento, 2002. Disponívelhttp://www.facens.br/site/alunos/download/topografia/apostila_Geoprocessamen to_2.pdf acessado em abril 2005
Neto S.L.R. Geoprocessamento Disponível em: www.cav.udesc.br/engrural/ie/eventos/ursosig.html. Acessado maio de 2005.
Laboratório de geoprocessamento da Escola politécnica da USP – Informações Disponível em: < http://www.ptr.poli.usp.br/labgeo/ginfo.html> Acessado maio de 2005.
Vaz J.C. , Petrucci V., Rolnik R - Geoprocessamento Urbano Disponível em: www.federativo.bndes.gov.br/dicas/D094%20%20Geoprocessamento.htm Acessado em 28 de abril de 2005.
Francisco Filho, L. L. - O Uso do Geoprocessamento como apoio na Gestão do município Disponível em: www.fec.unicamp.br/~llfilho/ Acessado abril de 2005.
Gewin, V. – Mapping Opportunities - Revista Nature volume 427 , 22 de janeiro de 2004.
Davis JR, Clodoveu - Cartografia Automatizada e SIG, Texto extraido dos anais do congresso GIS BRASIL 97, CD ROM, Sagres Editro, Curitiba, 1997.
Skroch L.S.D, Silva A. C., Marchis C.K., Lopes E.A, Fonseca R.N.- Desenvolvimento de um Sistema para Gerenciamento Espacial do Iptu em Municípios de Pequeno e Médio Porte, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.