Solução analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre aluminio e ferro fundido em motores elétricos

Autores

  • Élcio Nogueira Professor Dr. Assistente do UNIFOA; Professor Adjunto da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ariane Novaes Aluna do Curso de Engenharia Mecânica do UniFOA
  • Denise Freire Duarte Aluna do Curso de Engenharia de Produção do UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v7.n20.65

Resumo

A utilização de aletas para potencializar a eficiência na troca de energia na forma de calor tem sido um procedimento comum utilizado há várias décadas. Provemos, neste trabalho, soluções analíticas para condução de calor em aletas de perfis retangulares, utilizando dois diferentes tipos de materiais, o Alumínio e o Ferro Fundido, que são materiais comumente utilizados na confecção de carcaças de motores elétricos. Uma das aplicações industriais mais comuns de sistemas de aletas ocorre em motores elétricos, que se tornaram um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seu desenvolvimento tecnológico. Utilizamos dados reais de um motor elétrico (Weg modelo W21), que pode ser utilizado na indústria para o acionamento de bombas, ventiladores, exaustores, britadores, moinhos, talhas, compressores e outras aplicações. A partir dos dados obtidos do motor elétrico, sobre suas características físicas e de operação de trabalho, foram obtidos resultados numéricos e gráficos, para ambos os materiais. Os resultados demonstram o benefício que se consegue com a utilização de aletas na determinação da taxa de transferência de calor, neste tipo de equipamento.

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Referências

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Publicado

10-12-2012

Como Citar

NOGUEIRA, Élcio; NOVAES, Ariane; DUARTE, Denise Freire. Solução analítica em aleta de perfil retangular: comparação de desempenho térmico entre aluminio e ferro fundido em motores elétricos. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 7, n. 20, p. 43–52, 2012. DOI: 10.47385/cadunifoa.v7.n20.65. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/65. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologia e Engenharias