Câncer de Mama: trajetória da mulher valenciana a partir de uma suspeita
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n23.53Resumo
RESUMO
No decorrer da graduação percebemos que muitos são os cuidados a serem prestados a saúde da mulher, nos identificamos muito com esse tema, e sabemos que a prevenção é fundamental, em se tratando de câncer de mama. O Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (SISMAMA) visa criar um banco de dados no Brasil, juntando dados de todas as regiões sobre a doença através da informatização padronizada da requisição de mamografia e de seu resultado. Este estudo tem por objetivos apresentar a dinâmica do SISMAMA no município de Valença e descrever o trajeto da mulher valenciana com suspeita de câncer de mama. A metodologia adotada foi o estudo descritivo-exploratório, transversal, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram coletados através do relatório do SISMAMA-2010. Os resultados apontaram que no ano de 2010 foi acompanhado pelo SISMAMA, um total de 41 mulheres. Os resultados das mamografias, demonstraram uma classificação BI RADS 4 correspondendo a 43,9%, agravante sugestivo de malignidade. Do total de mulheres, 10% estão em processo de busca ativa e 90% em acompanhamento ambulatorial. Conclui-se que a mulher valenciana a partir da suspeita de câncer de mama tem seu primeiro atendimento na Atenção Básica, a assistência do enfermeiro, durante esta trajetória da mulher na atenção básica, representa, muitas das vezes, a detecção precoce do câncer de mama. Também se percebe que apesar do SISMAMA estar implantado no município há dois anos, percebe-se alguns elementos dificultadores, que não estão relacionados somente a um setor, e sim a vários deles.
Palavras chave: câncer de mama; sistema de informação; rastreamento.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Almeida Maria Ilana de. A comunicação da enfermeira na assistência de enfermagem à mulher mastectomizada: um estudo de Grounded Theory. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Sine Loco. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v18n1/pt_09.pdf>. Acesso em 25. Out. 2012.
BRASIL.INCA . INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER. DETECÇÃO PRECOCE. Disponível em: <http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/acoes_programas/site/home/nobrasil/programa_controle_cancer_mama/deteccao_precoce>. Acesso em 11 nov. 2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Uma Prosposta de Integração Ensino-Serviço –AÇÕES DE Enfermagem para o controle do câncer. Disponível em:: < http://pt.scribd.com/doc/3890004/Acoes-de-Enfermagem-para-o-controle-do-cancer-Inca>. Acessado em 10 nov 2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Cadernos de atenção básica. Controle dos Canceres do colo do útero e da mama. Brasília, DF, 2006.
CARVALHO, A. B. A et al. Câncer uma visão multiprofissional. 1°.ed. TAMBORÉ: Manole LTDA, 2010.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE MASTOLOGIA. Estatísticas do câncer de mama no Brasil. Disponível em: < http://www.sbmastologia.com.br/cancer-de-mama/rastreamento-diagnostico-cancer-de-mama/estatisticas-sobre-cancer-de-mama-no-brasil-5.htm>. Acesso em 10 de out. 2012.
INCA. Ministério da saúde. Elaboração, distribuição e informações. Disponível em: . Acesso em: 09 de nov. 2012.
INCA. Ministério da Saúde. Estimativa 2010 – Incidência de Câncer no Brasil. Disponível em: . Acesso em 08 de outubro de 2012.
INCA. Ministério da Saúde. SISMAMA informação para o avanço das ações de controle do câncer de mama no Brasil. Rio de Janeiro, RJ, 2010.
INCA. Ministério da Saúde. Manual gerencial Sistema de informação do controle do câncer de mama e do colo do útero. Rio de Janeiro, RJ, 2011.
INCA. Ministério da Saúde. Ações de Enfermagem para o Controle do Câncer, uma proposta de integração de ensino - serviço. Rio de Janeiro, RJ, 2008.
SANTOS, Sexys Bullos Lins dos; KOCH, Hilton Augusto. Análise do Sistema de Informação do Programa de Controle do Câncer de Mama (SISMAMA) mediante avaliação de 1.000 exames nas cidades de Barra Mansa e Volta Redonda. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000500007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 08 de outubro de 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.