Estudo da Qualidade do Ar e a Atividade Siderúrgica na Cidade de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.497Palavras-chave:
Qualidade do ar, Poluição atmosférica, Siderurgia,Resumo
Apesar das medidas de prevenção e controle da poluição atmosférica, as indústrias siderúrgicas são percebidas pela população ao seu redor como uma das maiores fontes de emissão de poluentes, principalmente, em relação à qualidade do ar. Neste sentido, as emissões atmosféricas devem ser consideradas como aspectos relevantes para a gestão ambiental e serem tratadas com restrição. O objetivo do estudo em questão foi realizar uma análise da qualidade do ar da Cidade de Volta Redonda, considerando dados de qualidade do ar disponíveis entre os anos de 2010 a 2014 e sua possível correlação com as atividades da siderurgia, considerada nesta região uma das principais fontes de poluição. Também foi realizada uma comparação da legislação brasileira com a legislação dos Estados Unidos e da Europa, bem como os níveis de qualidade do ar da cidade de Volta Redonda frente a estas legislações.Downloads
Referências
BRAGA, Benedito; HESPANHOL, Ivanildo; CONEJO, João G. Lotufo; MIERZWA, José Carlos; BARROS, Mario Thadeu L.; SPENCER, Milton; PORTO, Monica; NUCCI, Nelson; JULIANO, Neusa; EIGER, Sérgio. Introdução a Engenharia Ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
BRASIL, Resolução CONAMA 03, Brasília, Diário Oficial da União, 1990.
CAVALCANTI, Pedro Porto Silva. Gestão Ambiental na Indústria siderúrgica – Aspectos relacionados às emissões atmosféricas. 2012. 54f. Monografia (Curso de Engenharia Metalúrgica) - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
ECOLOGUS – Engenharia Consultiva. Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Volta Redonda. Documento 2. Plano Municipal de Saneamento Básico. Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Secretaria Municipal de Planejamento, 2015.
GUIMARÃES, Claudinei de Souza. Controle e Monitoramento de Poluentes Atmosféricos. 1 ed. Rio de Janeiro. Elsevier Editora Ltda, 2016.
HINRICHS, Roger A; KLEINBACH, Merlin; REIS, Lineu Belico. Energia e meio ambiente. 4.ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Cidades – Rio de Janeiro, Volta Redonda. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330630 Acesso: Jun/2016.
MILANEZ, BRUNO; PORTO, MARCELO. A ferro e fogo: impactos da siderurgia para o ambiente e a sociedade após a reestruturação dos anos 1990, IV Encontro Nacional da Anppas, 2008.
MOURÃO, Marcelo Breda; YOKOJI, Akira; MALYNOWSKYJ, Antonio; TAKANO, Cesar Alves da Silva Leandro; QUITES, Eduardo Emery Cunha; GENTILE, Erberto Francisco; SILVA, Guilherme F. B. Lenz; BOLOTA, José Roberto; GONÇALVES, Marcelo; FACO, Rubens José. Introdução à siderurgia. São Paulo: Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, 2007.
NOLLI, THALITA.; ANDRADRE, VAGNER. Oferta de Exportação de Laminados Planos no Brasil Frente à Nova Organização Produtiva do Setor Siderúrgico, Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012.
OLIVEIRA, André Albuquerque Bittencourt. Inventário das emissões atmosféricas na indústria siderúrgica. 2014. 85f. Monografia (Curso de Engenharia Metalúrgica) - Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
PORTALVR – Prefeitura Municipal de Volta Redonda - Característica. Disponível em: http://www.portalvr.com/2012-12-20-11-24-20/caracteristica Acesso: Jun/2016.
SANTANA, Eduardo.; CUNHA, Kamyla Borges da.; FERREIRA, André Luis.; ZAMBONI, Ademilson. Padrões de qualidade do ar - Experiência comparada Brasil, EUA e União Europeia. São Paulo: Instituto de Energia e Meio Ambiente, 2012.
SOUZA, RODRIGO. Análise dos Impactos de Emissões Atmosféricas Locais da Indústria Siderúrgica: Um Estudo de Caso no Rio de Janeiro. Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.