UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O EMPREENDEDORISMO BASEADO NO MODELO DE NEGÓCIO DE FRANQUIAS

Autores

  • Adilson Gustavo do Espirito Santo Universidade de Taubaté Unifoa
  • Moacir José dos Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n34.487

Palavras-chave:

Sistema de Franchising, Franqueado, Franqueador

Resumo

O sistema de franquias cresce no Brasil e representa uma força no mercado nacional. Desde a sua chegada no Brasil que o modelo de negócios de franquias é associado ao termo empreendedorismo, O objetivo principal deste trabalho é realizar uma análise crítica entre a relação do franqueado e franqueador, mostrando os principais problemas que ocasionam o fechamento de unidades franqueadas, tendo como base os anos de 2011 e 2015, época em que o país passou por um crescimento moderado.  O método fundamenta-se em pesquisa documental, com os dados coletados, analisados e apresentados de forma estruturada. Os resultados apresentam a influência da economia, devido o crescimento moderado do país, fazendo com que o funcionário demitido procurasse outra fonte de renda, usando com isto, os seus recursos próprios. Mas esta necessidade de obter uma segunda renda, alinhada com a vontade do empresário franqueador em obter mais lucro através de abertura de novas unidades, trouxe problemas para no relacionamento destas partes.

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Publicado

03-10-2017

Como Citar

DO ESPIRITO SANTO, Adilson Gustavo; DOS SANTOS, Moacir José. UMA ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O EMPREENDEDORISMO BASEADO NO MODELO DE NEGÓCIO DE FRANQUIAS. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 34, p. 47–61, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n34.487. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/487. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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