Avaliação do aleitamento materno em duas unidades básicas de saúde da família
causas e conseqüências do desmame precoce e da não amamentação
Palavras-chave:
Não amamentação, Desmame precoce, Aleitamento Materno, Saúde da famíliaResumo
Avaliar as condições que favorecem o desmame precoce e a não amamentação, bem como as conseqüências que surgem dependentes destes atos. Estudo transversal, realizado no município de Volta Redonda – RJ em duas unidades básicas de saúde dos bairros Santo Agostinho e Volta Grande no período de 15 de julho ao dia 16 de agosto de 2009, com avaliação feita por meio de questionários aplicados através de entrevistas com 35 mães de lactentes de 0 a 2 anos de idade. Prevalência geral de amamentação entre as mães não adolescentes foi de 77,40% e entre as adolescentes de 75%. Prevalência de amamentação no grupo de maior escolaridade foi de 80% e no de menor escolaridade de 73,34%. Prevalência de não amamentação entre as primíparas foi de 17,65% e das multíparas de 27,78%. Dentre os lactentes que sugaram o seio na sala de parto 12,5% não amamentaram e dentre os que não sugaram 25,92% não amamentaram. Dentre as mães que introduziram leite substituto ao leite materno antes dos 6 meses, 26,67% amamentaram por menos de 6 meses e dentre as que não introduziram a prevalência foi de 20%. 50% das mães que introduziram alimentação complementar antes de 6 meses de idade amamentaram por menos de 6 meses, contra 8% das que não introduziram. Dentre as mães que receberam orientação no pré-natal 16,67% não amamentaram e 33,33% amamentaram por mais de 6 meses. No presente estudo a prevalência do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade foi aquém do preconizado pelo MS, porém a análise dos dados foi limitada devido à presença de crianças menores de seis meses que ainda amamentavam.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.