Neurocisticercose
quando optar pelo tratamento cirúrgico?
Palavras-chave:
neurocisticercose, tratamento, convulsãoResumo
Neurocisticercose é uma infecção do sistema nervoso central causada pela forma larvária da Taenia solium. É um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento, devido à precariedade das condições sanitárias e baixo nível socioeconômico e cultural. Dar noções básicas ao estudante de medicina de como diagnosticar e conduzir um caso de neurocisticercose baseado em diretrizes e consensos publica[1]dos na literatura. Relato de caso de paciente do sexo feminino, V.R.L., 33 anos, com quadro de crises convulsivas tônico-clônicas generalizadas com aura visual e cefaléia refratária. Foi submetida à investigação clínica e complementar para esclarecimento diagnóstico. Foi diagnosticado neurocisticercose e procedeu-se a discussão sobre as possíveis condutas para o caso. O protocolo para o tratamento da NCC elaborado pelo Consenso de 2002 não aponta diretrizes para o tratamento cirúrgico da NCC parenquimatosa, portanto esta abordagem deve ser individualizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.