Tumor adrenal do tipo incidentaloma
relato de caso
Palavras-chave:
neoplasia de glândulas supra-renais, cirurgia, tratamentoResumo
O achado incidental de massas adrenais durante exames de imagem têm aumentado a incidência e prevalência dos tumores adrenocorticais. As indicações de investigação são sugeridas na presença de quadro clínico indicativo de hipercortisolismo, hiperandrogenismo e hiperestrogenismo. Relatamos um caso de incidentaloma tratado cirúrgicamenteno HMR. Paciente V.L.F.S de 47 anos, moradora de Volta Redonda relatou dor hipogástrica com irradiação lombar há oito meses. A ultra-sonografia abdominal dia 04/09/2008 concluiu a probabilidade da existência de micro cálculos presentes no rim esquerdo. A TC realizada dia 17/12/2008 concluiu a presença de um nódulo adrenal esquerdo com natureza indetermina[1]da. Foi constatado também no dia 19/01/2009 uma diminuição do cortisol plasmático. O diagnóstico de incidentalomas adrenais foi então confirmado no dia 25/01/2009 por meio de uma ressonância magnética, com diagnósticos diferenciais para feocromocitoma e Síndrome de Cushing. A paciente deu entrada dia 11/05/2009 na enfermaria com o exame físico normal, exceto por uma hipertensão arterial tratada ainda no pré-operatório. A adrenalectomia foi realizada no dia 13/05/2009 e teve como achados operatórios uma lesão tumoral cística com aproximadamente 4 cm de diâmetro, limites bem definidos de coloração amarelada com planos de clivagem. A paciente evoluiu com bom prognóstico. Ao segundo dia de pós-operatório exames da paciente se mostraram sem alterações. No dia 16/05/2009 teve alta para enfermaria em bom estado geral. Suspenso o tratamento com antibiótico profilático. A alta hospitalar deu-se, no dia 18/05/09 e o histopatológico confirmou o diagnóstico. Os tumores da glândula adrenal, geralmente assintomáticos, são diagnosticados por tomografias computadorizadas e clinicamente pelo excesso da secreção de hormônios específicos. Seus principais sintomas são o aparecimento de feocromocitomas, da síndrome de Cushing e hipertensão arterial. No relato apresentado vimos o caso de um paciente com tumor adrenal do tipo incidentaloma, submetido a uma adrenalectomia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.