Fibroepitelioma de canal anal
relato de caso
Palavras-chave:
canal anal, cirurgia, fibroepiteliomaResumo
As lesões fibroepiteliais são benignas, e se considera que são de natureza hiperplásica reativa do tecido conjuntivo subepitelial da mucosa do canal anal. Estas lesões são formadas por epitélio escamoso e tecido conjuntivo, contém celulas do estroma com propriedades de diferenciação fibroblástica e miofibroblástica. Paciente JTC, 46 anos, masculino. Foi admitido no Hospital com dor anal e protusão de pólipo ás evacuações. Referia presença de “carne esponjosa” há 15 anos e piora dos episódios álgicos há um ano. Foi realizada colonoscopia: observando-se em reto inferior/canal anal, lesão polipóide, vegetante, multilobulada, endurecida á 2,0 cm aproximadamente do reto. Foi feita uma macrobiópsia com alça de polipectomia, sem intercorrências e exame histopatológico. A macroscopia mostrou um fragmento irregular de tecido pardo-acinzentado e firme-elástico, medindo 0,6 x 0,5 x 0,4 cm. A microscopia com artefato térmico ci[1]rúrgico exibiu acantose, congestão e hemorragia, sendo necessária correlação clínica. Indicado cirurgia. A operação realizada foi polipectomia de canal anal, evoluindo sem intercorrências. O resultado do exame histopatológico foi: ólipo fibro-epitelial. Os fibroepiteliomas do canal anal fazem diagnóstico diferencial com outras lesões elevadas do canal anal: condilomas, papilomas, papilas hipertróficas ou pólipo do reto distal. O método cirúrgico comumente usado no tratamento pólipos fibroepiteliais, consiste em ressecção com um bisturi ou eletrocautério, mas a ligadura elástica do fibroepitelioma também é uma opção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.