Avaliação das atitudes de acadêmicos de medicina frente a aspectos importantes da prática clínica
Palavras-chave:
educação médica, psicologia, atitudeResumo
As atitudes podem ser definidas como uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a pessoas, grupos e questões sociais. No campo da educação médica torna-se relevante o estudo das atitudes no sentido de conhecermos as predisposições atitudinais dos estudantes em relação a aspectos importantes de sua prática profissional futura. Avaliamos as atitudes dos acadêmicos de medicina do último ano frente a aspectos relevantes da prática médica. Foi utilizada uma escala de atitudes tipo Likert, com 52 itens auto aplicáveis avaliando as seguintes questões relacionadas a prática médica: 1)aspectos psicológi[1]cos e emocionais presentes em doenças orgânicas e mentais, 2) situações relacionadas à morte, 3) atenção primária à saúde; 4) doença mental; 5)contribuição do médico ao avanço científico da Medicina;6) outros aspectos da atuação médica. Os dados foram analisados através do graphpad software. 86,6% dos alunos estavam na faixa etária de 21 e 26 anos e 66,6% do sexo feminino. A análise dos dados mostrou: fator 1: média 1,61 (DP 0,45) considerada atitude predominantemente negativa. Fator 2: média 2,64 (DP 0.44) com 26,6% de atitudes conflitantes. Fator 3: media 2,67 (DP 0.43) e 23% com atitudes conflitantes. Fator 4: média 3,14 (DP 0.71) com 50% atitudes conflitantes e 13,3% predominantemente positivas. Fator 5: media 3,18 (DP 0.55), sendo 66,6% atitudes conflitantes e 3,33% predominantemente positivas; resultado semelhante ao fator 6, que apresentou media 3,15 (DP 0.53) com 73,3% de atitudes conflitantes e 6,66% predominantemente positivas. Os resultados indicam tendências atitudinais conflitantes frente a aspectos como doença mental, contribuição do médico ao avanço científico da Medicina e outros aspectos da atuação médica. O estudo sugere maiores reflexões sobre as reformas curriculares implantadas, para que as mesmas possam contribuir para o desenvolvimento de atitudes mais positivas nos alunos da graduação médica, frente a algumas questões conflitantes da prática futura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.