Perfil de estudo dos acadêmicos de medicina do UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda
Palavras-chave:
ensino, ciências da saúde, estudantesResumo
Os princípios do currículo modular apontam para uma transformação nas práticas educativas e de cuidado à saúde, visando um estudante ativo e crítico na construção do seu conhecimento. Avaliamos o im[1]pacto das reformas curriculares implantadas, nos métodos de estudo utilizados pelos alunos de Medicina do UniFOA. Instrumento de coleta de dados: questionário. Amostra aleatória do 1º ao 8º períodos por sorteio com base na lista de presença. Total: 208 alunos. Critérios de inclusão: estar matriculado e cursando do 1º ao 8º períodos do curso de Medicina do UniFOA. Critérios de exclusão: se negar a participar da pesquisa e questionário incompleto. A idade variou de 17 a 21 anos em 58%, 22 a 26 (33%) e >27 anos (9%). 84% estudam sozinhos. No modular 97% utilizam livros e 3% aula gravada, no tradicional 70% aula gravada e 30% livros. Determinantes do método no modular: 44% conteúdo cobrado, 36% didática do material, 9% praticidade, 7% tempo, 4% outros. No tradicional: 53% conteúdo cobrado, 22% didática do material, 14% tempo, 8% praticidade, 3% outros. Influências para escolha do método: 33% ninguém, 31% amigos, 27% professores, 8% veteranos, 15 outros. No modular: 89% mantêm as matérias em dia e no tradicional apenas 77%. No modular apenas 20% estudam nos dias que antecedem as provas e no tradicional 48 % tomam esta conduta. No modular 72% consideram estudar o suficiente, 22% muito e 6% pouco. No tradicional 49% consideram estudar o suficiente, 25% pouco, 17% mínimo e 9% muito. Observou-se diferença na metodologia de estudo entre a nova e a antiga grade curricular. O sistema modular estimula o aluno a buscar fontes mistas e diversas ás que recebem na sala de aula, além disso, uma vez motivados pelo conteúdo cobrado em provas, os professores devem reconsiderar o método avaliativo
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