Estudo da depressão nos estudantes de medicina do UniFOA
Palavras-chave:
depressão, estudantes de ciências da saúde, educaçãoResumo
Realizamos uma pesquisa de campo com os alunos do curso de Medicina do UniFoa, através da avaliação da severidade dos episódios depressivos. Estudo transversal, amostra: 123 alunos. Período: entre os dias 3 e 28 de maio de 2010 no Campus universitário Olézio Galloti - Três Poços. Instrumento de coleta de dados: Questionário de Beck: Consiste em um questionário de auto-relato com 21 questões de múltipla escolha, composto de diversos itens relacionados aos sintomas depressivos tais como: Desesperança; Irritabilidade; Culpa; Sentimentos de estar sendo punido; Sintomas físicos: fadiga, perda de peso e diminuição da libido. Interpretação do questionário: 5-9= Estas variações são normais, 10-18= Depressão leve a moderada, 19-29= Depressão moderada a severa, 30-63= Depressão severa. Idade variou de 17 a 26 anos. 45 do sexo masculino, 78 do sexo feminino. 51,20% dos alunos sem depressão, 26% com depressão leve a moderada, 18,7% moderada a grave e 4% severa. Entre os alunos normais, 76,2% com idade 22-26 anos e 23,8% com idade 17-21 anos. Os alunos com depressão leve, 62,5% com idade 22-26 anos e 37,5% com 17-21 anos. Entre os 26 alunos com depressão moderada a grave, 56,5% com 22-26 anos e 43,5% com 17- 21 anos. De 5 pessoas com depressão severa, 80% com 17-21 anos e 20% 22-26 anos. Em relação ao sexo, Sexo Masculino: 60% -normal, 13,3% - leve a moderada, 17,7% - moderada a grave e 8% - severa. Sexo Feminino: 46,1% - normal, 33,3% - leve a moderada, 19,2% - moderada a grave, 1% - severa. A grande maioria dos participantes da pesquisa não apresentam graus elevados de depressão. Há uma maior tendência do sexo feminino a desenvolver quadros depressivos. Fatores como morar longe da família, sair de casa mais cedo e época de provas, podem ter influenciado no resultado final da pesquisa. P
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.