Oftalmoplegia dolorosa (pseudotumor orbitário e Síndrome de Tolosa-Hunt)
relato de caso
Palavras-chave:
Oftalmoplegia, Pseudotumor orbitário, Síndrome de tolosa-huntResumo
A síndrome de oftalmoplegia dolorosa consiste em um quadro de dor periorbitária ou hemicranial, combinado com paralisia ipsilateral do nervo oculomotor. Várias podem ser as causas; entre elas, estão a Síndrome de Tolosa-Hunt (STH) e Pseudotumor Orbitário (PTO), ambas sendo uma inflamação granulomatosa crônica de origem desconhecida que respondem prontamente aos corticosteróides. JOSR, 37 anos, casada, parda, natural de Nova Friburgo. Com 8 meses de gestação, iniciou quadro de cefaléia hemicrania[1]na e dor retro-orbitária à esquerda, evoluindo para amaurose do olho esquerdo em 20 dias; para a cefaléia, medicava-se com AINEs. Procurou atendimento médico 3 meses após, quando acordou com edema e ptose palpebral à esquerda. Ressonância magnética (RM) mostrou lesão infiltrativa envolvendo o músculo reto superior esquerdo. Foi operada com suspeita de sarcoma; a ptose resolveu-se, mas a cefaléia persistiu. Nova RM, 5 meses depois, mostrou pseudotumor orbital miofísico à esquerda, com focos periféricos indicando gliose. Atualmente a paciente persiste com cefaléia hemicraniana à esquerda, além de glaucoma em olho direito e perda da força muscular em membro superior esquerdo. Independente dos achados neurológicos, a apresentação clínica e histopatológica da STH e PTO são similares. Os exames de imagem demoraram para ser realizados, retardando o diagnóstico correto. A paciente não fez o uso precoce de corticóide, que é o tratamento adequado para essas condições e um dos critérios para STH. Não obstante, a mesma evoluiu com perda da visão do olho afetado; a literatura mostra que isso pode ocorrer em casos conduzidos inadequadamente. É necessária uma ampla investigação diagnóstica em pacientes que se apresentam com um quadro de cefaléia persistente e alterações oftalmológicas; dessa maneira, a terapêutica adequada pode ser instituída precocemente, reduzindo a sintomatologia e o risco de seqüelas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.