Desenvolvimento de um plano de negócios para e-commerce
um estudo de caso em uma microempresa de vestuário
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v19.n54.4669Palavras-chave:
Mercado online, Planejamento estratégico, Viabilidade econômicaResumo
Com o avanço tecnológico, grandes mudanças vêm ocorrendo a cada ano no mundo. Essas mudanças não estão afetando apenas o dia a dia dos usuários, mas também na maneira de relacionamento entre consumidores e empreendedores. Tal cenário torna necessário que o mercado de negócios acompanhe as novas possibilidades de atuação que vêm surgindo ao longo do tempo. Esta pesquisa apresentou um estudo de caso de uma microempresa de vestuário feminino cujo objetivo foi identificar a viabilidade de expandir o negócio para um e-commerce. Para tal foi desenvolvido um plano de negócios, incluindo as etapas de planejamento estratégico, plano de marketing e plano financeiro, visando sua boa estruturação e diminuição da probabilidade de tomar decisões precipitadas na abertura do negócio. Realizou-se dois questionários, sendo um direcionado a proprietária e o outro para pesquisa de mercado com o público-alvo. Com a análise de ambiente identificou-se os pontos fortes e fracos e as oportunidades e ameaças da microempresa. Foi realizado o plano financeiro, onde levantou-se os investimentos, despesas, projeções do fluxo de caixa, demonstrativo de resultado do exercício e os indicadores de viabilidade por meio dos cenários: pessimista, realista e otimista. A taxa interna de retorno foi de -2,89 % ao mês, para o cenário pessimista, portanto o negócio deve ser rejeitado pelo resultado negativo do indicador. Já o resultado para o cenário realista apresentou rentabilidade de 2,00 % ao mês, e para o cenário otimista a rentabilidade foi de 6,43 % ao mês. Portanto, os cenários realista e otimista apresentaram possibilidade de investimento para abertura do e-commerce.
Downloads
Referências
BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antônio. Plano de negócios: estratégia para micro e pequenas empresas. 3. ed. São Paulo: Manole, 2018. E-book. ISBN 978-85- 204-5334-6.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de vendas: uma abordagem introdutória. 4. ed. Barueri: Atlas, 2022. E-book. ISBN 978-65-5977-283-4.
CONVERSION. Relatório setores e-commerce no Brasil. 2023. Disponível em: http://lp.conversion.com.br/relatorio-setores-ecommerce. Acesso em: 30 jul. 2023.
DORNELAS, José. Plano de negócios: seu guia definitivo. 3. ed. Barueri: Atlas, 2023. Ebook. ISBN 978-65-5977-451-7.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019. E-book. ISBN 978-85-970-2098-4.
GITMAN, Lawrence Jeffrey; ZUTTER, Chad J. Princípios de administração financeira. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. E-book. ISBN 978-85-430-0674-1.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-02657-3.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 8. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2011. E-book. ISBN 978-85-224-6288-9.
SEBRAE. Como elaborar um plano de negócios. Brasília, 2013. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/RN/Anexos/gestao-e-comercializacao-como-elaborar-um-plano-de-negocios.pdf. Acesso em: 09 jun. 2023.
TEIXEIRA, Tarcísio. Comércio eletrônico: conforme o marco civil da internet e a regulamentação do e-commerce no Brasil. São Paulo: Saraiva, 2015. E-book. ISBN 978-85-02-62249-4.
TURCHI, Sandra R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2023. E-book. ISBN 978-85-97-01540-9.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015. E-book. ISBN 978-85-8260-232-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.