Avaliação do sistema Gerenciamento de Pneus para o município de Volta Redonda
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.444Palavras-chave:
Pneu, logística reversa, reciclagem.Resumo
A Região de Volta Redonda apresenta grande demanda na utilização de pneus comuns e pneus OTR’s o que acarreta num aumento de geração de resíduos deste material. Com o aumento do descarte incorreto na região há uma grande preocupação em reduzir este passivo ambiental. O presente estudo teve por finalidade diagnosticar a destinação dos pneus, através de sua trajetória levando em consideração o fluxo do berço ao túmulo. A metodologia utilizada caracteriza-se como qualitativa, de cunho exploratório e quanto aos procedimentos subdivide-se em: Pesquisa Bibliográfica, Estudo de Caso, Levantamento de dados em campo de pesquisa. Tais procedimentos foram utilizados para a aquisição de dados do sistema de gerenciamento dos pneus inservíveis de Volta Redonda, bem como para identificação da sistemática de gerenciamento vigente dos mesmos. Os resultados apontaram todos os aspectos positivos e negativos em relação à destinação final do pneu, para o Município de Volta Redonda e os problemas enfrentados para cumprir a forma correta desta destinação. Nos aspectos positivos pode-se observar que apesar do Município não possuir um sistema de gerenciamento a Guarda Municipal assumiu o controle, já no ponto de vista negativo há um plano de gerenciamento ineficaz por estar sendo realizado por um órgão que não possui esta competência, outro fator negativo é que por não possuir uma empresa de reciclagem há um gasto financeiro maior para o transporte e destinação.
Downloads
Referências
ANDRIETTA, A, J. Pneus e Meio Ambiente: Um Grande Problema Requer uma Grande Solução. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: <http://www.reciclarepreciso.hpg.ig.com.br/recipneus.htm>. Acesso em: 17/03/2015.
Conselho Nacional do Meio Ambiente. - “RESOLUÇÃO CONAMA nº 416, 20 de setembro de 2009”. Dispõe sobre a prevenção à degradação ambiental causada por pneus inservíveis e sua destinação ambientalmente adequada, e dá outras providências. Disponível em: < http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=616>. Acesso em 18 de março 2015 as 15:30.
Conselho Nacional do Meio Ambiente. – “RESOLUÇÃO CONAMA nº 258, de 26 de agosto de 1999 Publicada no DOU no 230, de 2 de dezembro de 1999, Seção 1, página 39”. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/legislacao/CONAMA_RES_CONS_1999_258.pdf>. Acesso em 18 março de 2015 as 14:56.
GUARDA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA. Empresa do Rio retira cerca de 15 mil pneus do Depósito da GMVR. Disponível em: file:///C:/Users/marcela/Documents/TCC/PortalVR%20-%20Guarda%20Municipal%20de%20Volta%20Redonda%20-%20Empresa%20do%20Rio%20retira%20cerca%20de%2015%20mil%20pneus%20do%20Dep%F3sito%20da%20GMVR.html. Acesso em 15 abril de 2014 as 13:42.
RECICLANIP. Pontos de Coleta de Pneus no Brasil. Disponível em:<http://www.reciclanip.org.br/v3/>. Acesso em: 15 março de 2015 as 15:03.
SANDRONI, Mariana. PACHECO, Elen B.A V. O Destino Dos Pneus Inservíveis. 2005. Disponível em: < http://www.niead.ufrj.br/artigoelen.htm>. Acesso em: 29 mar. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.