O jogo da mala como recurso psíquico em vivências de pré-embarque por parte de jovens intercambistas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v8.n21.43Resumo
O presente artigo tem como objetivo discutir os momentos no qual atravessam jovens intercambistas entre o momento de partir para um novo país e deixar a sua terra natal, assim como o contrário, ou seja, quando já moraram um período fora e estão prestes a retornar para seu país de origem. Para tanto, propõe-se o termo betweenbound para dar conta desses momentos de travessia que exigem do jovem intercambista uma demanda de trabalho psíquico, além da expressão jogo da mala, baseando-se no jogo do carretel (fort-da) descrito por Freud para dar conta de explicar uma saída para o jovem intercambista frente às separações e os momentos de incertezas, além do processo necessário de trabalho de luto em que se faz necessário o movimento de investir e desinvestir para poder enfrentar um processo de intercâmbio cultural.
Downloads
Referências
BELTA. Imprensa. Disponível em: http://www.belta.org.br/ imprensa/11/intercambio+cresce+30+em+2011. Acesso em 8 de dezembro de 2012.
DIAS, E. A teoria do amadurecimento de D.W. Winnicott. São Paulo: Imago, 2003.
DOCKHORN, C. N. F. B.; MACEDO, M. M. K. A complexidade dos tempos atuais: reflexões psicanalíticas. Revista Argumento Psicologia, v.54 n.26, p.217-224, 2008.
DOCKHORN, C. N. F. B. A psicanálise como instrumento de olhar os tempos atuais. Disponível em http://www.sig.org.br/_files/artigos/ apsicanlisecomoinstrumentodeolharsenostemposatuais. Acesso em 18 de abril de 2012.
ESCOBARI, D. Quem da pátria sai a si mesmo escapa. São Paulo: Escuta.
FIGUEIREDO, L. Elementos para a clínica contemporânea. São Paulo: Escuta
FREUD, S. Luto e Melancolia. In: SOUZA,P.C (Trad.). Obras completas de Sigmund Freud. São Paulo: Companhia das Letras, 1917/2010. p. 170-194.
______. Além do princípio do prazer. In: SOUZA,P.C (Trad.). Obras completas de Sigmund Freud. São Paulo: Companhia das Letras, 1920/2011. p. 161-239.
HORNSTEIN, L. (1991). Diálogo con Piera Aulagnier. In: HORNSTEIN, L. Cuerpo, historia, interpretación. Buenos Aires: Paidós, 1991. p. 360-379.
MAHLER, M. A interação mãe-filho durante a separação-individuação. In: O processo de separação-individuação. Porto Alegre: Artes médicas, 1982.
OXFORD. Advanced learner’s dictionary. Oxford: University Press, 2005.
SEBBEN, A. Intercâmbio cultural: um guía de educação intercultural para ser cidadão do mundo. Porto Alegre: Artes & Ofício, 2007.
WINNICOTT, D. O ambiente e os processos de maturação. Porto alegre: Artmed, 1958.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.