Perfil epidemiológico dos acidentes automobilísticos na cidade de Volta Redonda -RJ no ano de 2015
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.425Palavras-chave:
Acidentes automobilísticos, morbimortalidade, internações, gastos, prevenção, epidemiologiaResumo
As causas externas estão entre as três principais causas de morbimortalidade no mundo. E dentro dessa classificação, os acidentes automobilísticos certamente ocupam papel de destaque, causando sério impacto social, econômico, psico/emocional e moral, além de ser fator determinante de morbimortalidade, principalmente na população chamada economicamente ativa e em idade fértil. O objetivo principal desse trabalho foi traçar um perfil epidemiológico dos acidentes automobilísticos ocorridos na Cidade de Volta Redonda-RJ no ano de 2015 para, a partir desses dados, promover estratégias que visem reduzir a quantidade e a gravidade desses acidentes, além de melhorar a qualidade do atendimento, reduzindo assim a morbimortalidade desses pacientes. Para atingir esse objetivo, realizamos um estudo transversal, com utilização de dados do DATASUS (dados estes disponíveis para o público sem qualquer restrição), utilizando como descritores primários “acidentes de transporte”, “cidade de Volta Redonda” e “ano de 2015”; e como descritores secundários as demais informações pertinentes ao tema (como “faixa etária”, “gastos”, “gênero”, ‘óbitos”, “tipos de acidente de transporte”, entre outros). Através da realização deste estudo observamos o grande impacto causado pelos acidentes automobilísticos, com destaque para o elevado número de internações decorrentes de acidentes com motocicletas, e depois pedestres e ocupantes de veículos de passeio, enquanto que as internações em consequência dos outros tipos de acidentes ocorreram em proporções significativamente menores. Quando o foco das avaliações foi o gasto decorrente do atendimento a essas vítimas a perfil foi semelhante. Em relação aos óbitos (15 no total), houve um equilíbrio entre vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, pedestres e veículos de passeio, sendo apenas um classificado como “outros tipos de acidente de transporte”. Além disso, observou-se que a maioria das internações e dos óbitos (por qualquer tipo de acidente) ocorreu na população de sexo masculino. Assim, foi possível concluir que o impacto dos acidentes envolvendo veículos de transporte é relevante na cidade de Volta Redonda-RJ, seguindo a tendência mundial contemporânea. Desta forma, é necessário que se trace estratégias para redução da quantidade e da gravidade dos acidentes automobilísticos, bem como de otimização dos atendimentos intra e extra-hospitalar, para que seja possível a redução da morbimortalidade e consequentemente dos seus impactos sociais, econômicos, psico/emocionais e morais.
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