Perfil epidemiológico dos acidentes automobilísticos na cidade de Volta Redonda -RJ no ano de 2015

Autores

  • Glauber Correia de Oliveira
  • Priscila da Silva Marcelino

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v12.n33.425

Palavras-chave:

Acidentes automobilísticos, morbimortalidade, internações, gastos, prevenção, epidemiologia

Resumo

As causas externas estão entre as três principais causas de morbimortalidade no mundo. E dentro dessa classificação, os acidentes automobilísticos certamente ocupam papel de destaque, causando sério impacto social, econômico, psico/emocional e moral, além de ser fator determinante de morbimortalidade, principalmente na população chamada economicamente ativa e em idade fértil. O objetivo principal desse trabalho foi traçar um perfil epidemiológico dos acidentes automobilísticos ocorridos na Cidade de Volta Redonda-RJ no ano de 2015 para, a partir desses dados, promover estratégias que visem reduzir a quantidade e a gravidade desses acidentes, além de melhorar a qualidade do atendimento, reduzindo assim a morbimortalidade desses pacientes. Para atingir esse objetivo, realizamos um estudo transversal, com utilização de dados do DATASUS (dados estes disponíveis para o público sem qualquer restrição), utilizando como descritores primários “acidentes de transporte”, “cidade de Volta Redonda” e “ano de 2015”; e como descritores secundários as demais informações pertinentes ao tema (como “faixa etária”, “gastos”, “gênero”, ‘óbitos”, “tipos de acidente de transporte”, entre outros). Através da realização deste estudo observamos o grande impacto causado pelos acidentes automobilísticos, com destaque para o elevado número de internações decorrentes de acidentes com motocicletas, e depois pedestres e ocupantes de veículos de passeio, enquanto que as internações em consequência dos outros tipos de acidentes ocorreram em proporções significativamente menores. Quando o foco das avaliações foi o gasto decorrente do atendimento a essas vítimas a perfil foi semelhante. Em relação aos óbitos (15 no total), houve um equilíbrio entre vítimas de acidentes envolvendo motocicletas, pedestres e veículos de passeio, sendo apenas um classificado como “outros tipos de acidente de transporte”. Além disso, observou-se que a maioria das internações e dos óbitos (por qualquer tipo de acidente) ocorreu na população de sexo masculino. Assim, foi possível concluir que o impacto dos acidentes envolvendo veículos de transporte é relevante na cidade de Volta Redonda-RJ, seguindo a tendência mundial contemporânea. Desta forma, é necessário que se trace estratégias para redução da quantidade e da gravidade dos acidentes automobilísticos, bem como de otimização dos atendimentos intra e extra-hospitalar, para que seja possível a redução da morbimortalidade e consequentemente dos seus impactos sociais, econômicos, psico/emocionais e morais.

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Biografia do Autor

Glauber Correia de Oliveira

Médico formado pela Escola de Ciências Médicas de Volta Redonda, e residente em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas de Marília/Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA).

Priscila da Silva Marcelino

Enfermeira, formada pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e pós graduanda em Gestão e Auditoria pelo Instituto de Ensino Capacitação e Pós Graduação. Capacitações (INDEP)

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Publicado

05-05-2017

Como Citar

DE OLIVEIRA, Glauber Correia; MARCELINO, Priscila da Silva. Perfil epidemiológico dos acidentes automobilísticos na cidade de Volta Redonda -RJ no ano de 2015. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 12, n. 33, p. 111–119, 2017. DOI: 10.47385/cadunifoa.v12.n33.425. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/425. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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