Soldagem em operação de tubulação de aço carbono em unidades de processos industriais
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v17.n50.3963Palavras-chave:
Soldagem em tubulação. Tubulação industrial. Aço carbono. Soldagem em operação. Unidade de processo.Resumo
Em unidades industriais, perdas de produção, por paradas de manutenção não programadas, por falhas em tubulações ou necessidade de implantação de reforços estruturais devido à redução de espessuras localizadas em tubulações existentes, geram consequentemente perdas de faturamento e comprometimento de prazos de entregas de produtos, além dos riscos ao patrimônio e as pessoas envolvidas. O objetivo desta pesquisa é desenvolver, conhecer os requisitos normativos (ASME PPC-2, 2018) e avaliar os riscos quanto à perfuração e trinca a frio na realização de uma soldagem em operação de tubulação de aço carbono em unidades de processos industriais, ou seja, sem interrupções dos processos de produção. Para o desenvolvimento, foi utilizado um corpo de prova de um tubo com reforço “dois semicírculos” de material ASTM A106 Gr. B, posicionado a 45º em relação ao plano horizontal, tamponado nas extremidades, apenas com orifícios na parte inferior e superior para entrada e saída de fluido (água) interno. Foi realizado a soldagem pelo processo de eletrodo revestido (SMAW), utilizando o metal de adição E7018. As análises dos registros da soldagem, ensaios não destrutivos, mecânicos e metalúrgicos, mostraram que é possível a realização deste tipo soldagem mantendo a confiabilidade da operação do processo produtivo.
Downloads
Referências
ASME II PARTE A, Ferrous Material Specifications. New York, 755p. 2019.
ASME II PARTE C, Specifications for Welding Rods, Electrodes, and Filler Metals. New York, 965p, 2019.
ASME IX, Qualifications Standard for Welding and Brazing Procedures, Welders, Brazers, and Welding and Brazing Operators. New York, 366p. 2019.
ASME B31.3, Process Piping, New York, 504p. 2019.
ASME B36.10M, Welded and Seamless Wrought Steel Pipe. New York, 36p, 2019.
ASME PCC-2 Repair of Pressure Equipment and Piping, 294p, 2018.
ASTM E3, Standard Guide for Preparation of Metallographic Specimens, 12p, 2017.
ASTM E7, Standard Terminology Relating to Metallography, 33p, 2017.
ASTM E407, Standard Practice for Microetching Metals and Alloys, 21p, 1999.
ASTM E883, Standard Guide for Reflected–Light Photomicrography, 16p, 2017.
BORING, M. A. Burn through prediction for in-service welding - past, present and future. EWI. Ohio, USA, 2012. DOI: https://doi.org/10.1115/IPC2012-90605
HOT-TAPPING ON PIPELINES, PIPING AND EQUIPMENT, DEP 31.38.60.10-Gen. SHELL, 44p, 2011.
TELLES, P. C. S.; BARROS, D. G. P. Tabelas e gráficos para projetos de tubulação. Rio de Janeiro: LTC, 248p. 2001.
WAINER, E.; BRANDI, S. D.; MELLO, F. D. H. Soldagem: processos e metalurgia. São Paulo: Blucher, 494p. 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.