A experiência de “jardins comunitários” como estratégia para minimização dos impactos decorrentes dos descartes irregulares de resíduos sólidos em áreas urbanas
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v18.n52.3894Palavras-chave:
Jardins Comunitários, Participação Social, Descarte Irregular, Resíduos sólidosResumo
O Brasil possui uma produção de resíduos sólidos por habitante por ano semelhante à de países desenvolvidos, mas com um padrão de descarte equivalente ao dos países pobres, com envio para lixões a céu aberto e pouca reciclagem. A exemplo, do descarte irregular de resíduos, tem-se a cidade de Belém, no estado do Pará, que tenta combatê-lo com práticas para a minimização de áreas suscetíveis ao aparecimento de lixões. Logo, o presente estudo tem como objetivo apresentar duas experiências de jardins comunitários na cidade de Belém, e para tanto, utilizou-se de pesquisa qualiquantitativa, diagnóstico local, entrevistas, e análise situacional. Ao final, foi possível constatar que a adoção de jardins comunitários é uma alternativa viável, de baixo custo e que promove a participação comunitária, porém, somente o jardim do bairro Curió-Utinga permanece instalado, em contrapartida, o jardim da rua dos Caripunas foi desmantelado à revelia dos moradores.
Downloads
Referências
ANUÁRIO ESTATÍSTICO DO MUNICÍPIO DE BELÉM, v. 16, 2011 – Belém: Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, 2012. Disponível em: <http://www.belem.pa.gov.br/app/ANUARIO_2011/0-00_Sumario.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS EMPRESAS DE LIMPEZA PÚBLICA E RESÍDUOS ESPECIAIS - ABRELPE. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2017. ABRELPE, set. 2018.Disponível em: <http://abrelpe.org.br/pdfs/panorama/panorama_abrelpe_2017.pdf>. Acesso em: 03 abr. 2019.
BORDENAVE, J.E.D. O Que é participação? São Paulo: Brasiliense; 1983. 28p.
CASTRO, Gabriela Varanda de; "JARDINS COMUNITÁRIOS DE NOVA YORK: Um método para recomendações baseado no design de experiência", p. 99-110 . In: Anais do 5º Simpósio Brasileiro de Design Sustentável [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.5]. São Paulo: Blucher, 2016. DOI: https://doi.org/10.5151/despro-sbds15-1st703b
FURTADO, Victor. Conheça a história do bairro Curió-Utinga: engenhos, natureza e a Cabanagem. Oliberal, 12 jun. 2019. Disponível em: <https://www.oliberal.com/belem/conhe%C3%A7a-a-hist%C3%B3ria-do-bairro-curi%C3%B3-utinga-engenhos-natureza-e-a-cabanagem-1.160357>. Acesso em: 15 jan. 2020.
FURTADO, Victor. Jurunas, o retrato da diversidade belenense. Oliberal, 02 dez. 2018. Disponível em: <https://www.oliberal.com/belem/jurunas-o-retrato-da-diversidade-belenense-1.8788>. Acesso em: 15 jan. 2020.
GIRARDI, Giovana. BRASIL produz lixo como primeiro mundo, mas faz descarte como nações pobres. Estadão, São Paulo, 07 ago. 2016. Disponível em: <https://sustentabilidade.estadao.com.br/blogs/ambiente-se/brasil-produz-lixo-como-primeiro-mundo-mas-faz-descarte-como-nacoes-pobres/>. Acesso em 03 abr. 2019.
KNECHTEL, Maria do Rosário. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico-prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014. Disponivel em: <https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/download>. Acesso em: 03 abr. 2019.
LIMA, Lauro. Prefeitura apreendeu mais de 730 carroças utilizadas para sujar a cidade. Agência Belém, 19 de jul. 2018. Disponível em: <http://agenciabelem.com.br/Noticia/170679/prefeitura-apreendeu-mais-de-730-carrocas-utilizadas-para-sujar-a-cidade>. Acesso em: 03 abr. 2019.
RODRIGUES, Carmem Izabel. O BAIRRO DO JURUNAS, À BEIRA DO RIO GUAMÁ. Revista Mosaico, 2018. Disponível em:< http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/download/>. Acesso em: 15 fev. 2020.
MORERO, A.M.; SANTOS, R.F.; FIDALGO, E.C.C. Planejamento ambiental de áreas verdes: estudo de caso de Campinas-SP. Revista do Instituto Florestal, v. 19, n. 1, p. 19-30, jun. 2007. DOI: https://doi.org/10.24278/2178-5031.2007191334
PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 143, 1998.
PROGRAMA DE SANEAMENTO DA ESTRADA NOVA (BRASIL). Obra do canal de descarga da caripunas deverá ser concluída em dezembro. Disponível em: <https://promaben.belem.pa.gov.br/obra-do-canal-de-descarga-da-caripunas-devera-ser-concluida-em-dezembro/>. Acesso em: 29 nov. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.