A Esfera Pública de Habermas e o Mercado da Comunicação: Justificativas para a Regulação dos Meios

Autores

  • Raphael de Andrade Naves

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n29.369

Palavras-chave:

Esfera pública, Ética, Moral, Comunicação, Mercado, Regulação da mídia.

Resumo

Tema relevante nos dias atuais, o fluxo comunicativo relacionado ao debate público recebe especial atenção neste trabalho, o qual se debruça sobre as falhas existentes no mercado de comunicação social, as quais justificariam uma intervenção estatal, de modo a promover a regulação da mídia. Para tanto, parte-se dos escritos de Jürgen Habermas, de seu conceito de esfera pública, analisando-se o papel da mídia neste contexto. Adiante, reflete-se sobre a vinculação da atividade comunicativa dos periodistas e das empresas em si aos preceitos éticos e morais abarcados por nossa sociedade, com especial enfoque na liberdade que é inerente à profissão jornalística.

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Publicado

10-12-2015

Como Citar

NAVES, Raphael de Andrade. A Esfera Pública de Habermas e o Mercado da Comunicação: Justificativas para a Regulação dos Meios. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 10, n. 29, p. 49–59, 2015. DOI: 10.47385/cadunifoa.v10.n29.369. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/369. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

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