O fotojornalismo entre profissionais e amadores: algumas leituras
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v11.n30.351Palavras-chave:
Fotojornalismo, subjetividades, câmeras digitais, novas tecnologias, cotidianoResumo
Este artigo trata das contribuições do fotojornalismo para a sociedade desde o aparecimento das câmeras fotográficas até os dias atuais. Fala também do surgimento das câmeras digitais a partir dos avanços tecnológicos e de sua importância na integração da fotografia na vida cotidiana, com a possibilidade de capturar imagens instantaneamente, dando liberdade aos usuários de alterarem a realidade fotografada. Por fim, o artigo relata a postura do fotojornalista diante das modificações das câmeras obtidas pela modernidade tecnológica.Downloads
Referências
BAPTISTA, Eugênio Sávio Lessa. Fotojornalismo digital no Brasil: a imagem na imprensa da era pós-fotográfica. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. São Paulo: Ed. Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. “A mensagem fotográfica”. In: O obvio e o obtuso. Lisboa: Edições 70, 1984.
FELZ, Jorge Carlos. “Fotojornalismo na web: atuação de alguns conceitos e usos a partir da análise das imagens fotojornalísticas disponíveis no UOL Notícias”. In: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo. São Paulo: UMESP, nov. 2008.
FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: Fotografía y verdade. 4ª ed. Barcelona: Editorial Gustavo Gili SA, 2002.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed., São Paulo: Atlas, 2008.
JORNAL O GLOBO. Edições de maio de 2014.
OLIVEIRA, Erivam Morais de. “O resgate da ética no fotojornalismo: a banalização das imagens nos meios de comunicação”. In: Fórum Nacional de Professores de Jornalismo. Viçosa-MG: 2010.
PARENTE, André. “Cinema em trânsito: do dispositivo do cinema ao cinema do dispositivo”. In: PENAFRIA, Manuela; MARTINS, Índia Mara (Org.). Estéticas do digital: Cinema e Tecnologia. Covilhã-PT: Livros LabCom, 2007.
PERSICHETTI, Simonetta. “A encruzilhada do fotojornalismo”. In: Discursos fotográficos. Londrina: 2006, v.2., n.2, p.179-190.
SOUSA, Jorge Pedro. Uma história crítica do fotojornalismo ocidental. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 1998, 320 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.