Relações entre metodologia ativa, avaliação formativa e aprendizagem discente no curso de engenharia mecânica
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v16.n45.3386Palavras-chave:
Avaliação Formativa. Educação Superior. Metodologia Ativa. Pesquisa-ação. Prática Pedagógica.Resumo
O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação que investiga a relação entre metodologias ativas e avaliação formativa da aprendizagem, no ensino da disciplina de Fundamentos da Engenharia Mecânica Automobilística - FEMA - do curso de graduação de Engenharia Mecânica, da Universidade Tuiuti do Paraná. Apresenta-se a proposta metodológica adotada no desenvolvimento da disciplina e, também, como fora avaliada a aprendizagem dos alunos em função dos objetivos de ensino. Essa proposta tem como fundamento a perspectiva formativa da avaliação da aprendizagem, de característica investigativa e democratizadora, presente no debate sobre o tema, principalmente na obra de Luckesi (2008, 2018). Descreve-se a realização das avaliações e acompanhamento diagnóstico e interventivo, por meio de uma planilha para a visualização pelo professor do desempenho discente e, quando necessário, a revisão do ensino e da metodologia. Finalmente, se faz uma breve análise sobre os resultados, destacando que vincular metodologias ativas com a avaliação diagnóstica, contínua e formativa elevou a aprendizagem e reduziu a repetência e a evasão discente, como também alertou para a necessidade de interdisciplinaridade e contextualização dos conteúdos na disciplina.
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