Investigação da percepção dos alunos do ensino médio sobre o tema desenvolvimento sustentável
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3379Palavras-chave:
Percepção. Desenvolvimento Sustentável. Discentes do Ensino MédioResumo
Devido à relevância da problemática socioambiental na atualidade, torna-se imprescindível e urgente a compreensão da complexa multicausalidade, previsão de efeitos e projeção de mudanças relacionadas à essa temática. O presente artigo aborda a investigação quali-quantitativa da percepção de discentes do ensino médio das escolas públicas de Ouro Branco/MG, relativa aos pilares do desenvolvimento sustentável (ambiental, social, econômico e institucional), visando-se subsídiar e direcionar práticas escolares, e instrumentalizar gestores no planejamento de políticas públicas. As informações coletadas, por meio de um questionário semi-estruturado, foram tabuladas e interpretadas por estatística descritiva. Verificou-se que os alunos têm acesso a informações relevantes à dimensão ambiental, porém não se vêem nela inseridos, e não consideram que ações antrópicas integram o meio ambiente; na dimensão social, destacou-se a preocupação com a igualdade de oportunidades, em especial no mercado de trabalho e baixos índices de conhecimento da dimensão institucional. Conclui-se que os discentes ainda não possuem visão interdisciplinar e holística sobre o tema, exceto pontualmente, pelo assunto conservação ambiental. São pouco atuantes e mantêm-se passivos frente às questões locais e das decisões de seus representantes, muitas vezes por falta de informação. Nesse contexto, tais resultados são valorosos no apontamento de diretrizes e demonstram que são necessárias ações multidisciplinares, conjuntas e integradas, almejando-se mitigar tal cenário.
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