A cidade em álbuns de fotografia – a imobilidade e a fragmentação como processo autoral de Federico Fellini no filme Roma.
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n44.3280Resumo
Este artigo versa sobre o gradativo e autoral processo de criação do cineasta italiano Federico Fellini. Um processo em que das anotações iniciais à versão final do filme, várias etapas de corte, colagem e movimento dos planos; de textos, luzes e dublagem, tomavam um tempo maior do que aquele da maioria das produções. O foco de análise é o filme Roma di Fellini de 1972.Downloads
Referências
Roteiros utilizados para análise:
FELLINI, Federico. I clowns. A cura di Renzo Renzi. Bologna: Cappelli, 1988.
ZAPPONI, Bernardino (a cura di). Roma di Fellini. Collana cinematografica: Dal Soggetto al film. Bologna : Capelli Editore, 1972.
Documentos originas e anotações de roteiro (Fonte: Arquivo Fondazione Federico Fellini, Rimini, IT. / Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma, Roma, IT. Consulta em Set/Out/Nov/Dez de 2011 com fomento de pesquisa PDEE/ Capes).
Fundamentação Teórica:
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. Tradução e apresentação: Selvino J. Assmann. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2004.
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Editora Ática, 1994.
BARTHES, Roland. A câmara clara. Notas sobre fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BERTETTO, Paolo. (a cura di) Storia del cinema italiano – uno sguardo d’insieme. Venezia e Roma: Marsilio/ Edizioni di Bianco & Nero, 2011.
CALIL, Carlos Augusto (org.). Fellini visionário. São Paulo, Companhia das Letras, 1994.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Tradução: Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DI BIAGI, Flaminio. La Roma di Fellini. Genova: Le Mani/Microart’s Edizioni, 2008.
FELLINI, Federico. Fazer um filme. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.