Ciência, tecnologia e sociedade, software livre e educação: diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n43.3255Palavras-chave:
Tecnologia. Didática. Planejamento docente.Resumo
O presente trabalho divide-se em três partes. Na primeira parte é apresentada uma breve conceituação do que são os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), em um recorte temporal recente. A segunda parte trata-se situar o software livre no contexto tecnológico, a partir da visão CTS, e como artefatos tecnológicos influenciam mesmo nas relações políticas e econômicas globais. A última, e por assim dizer, mais importante parte da discussão, trata acerca de como a CTS, o software livre e educação escolar podem se relacionar. Apesar de ser um trabalho relativamente curto, visa contribuir nas discussões acerca de como artefatos tecnológicos podem ser inseridos no processo de ensino-aprendizagem, visando suprir necessidades sociais, e estabelecendo condições para que educadores e educandos selecionem de forma crítica, quais tecnologias utilizarem. Todas as partes foram pesquisadas a partir de levantamento bibliográfico.
Downloads
Referências
DAGNINO, R. P. Tecnologia Social: base conceitual. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/download/3840/4328>. Acesso em 12 Out 2015.
FEENBERG, A. NEDER, Ricardo T. (org.) A teoria crítica de Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina / CDS / UnB / Capes, 2010. Disponível em: <https://www.sfu.ca/~andrewf/coletanea.pdf>. Acesso em: 01 ago. 2015
FREE SOFTWARE FOUNDATION. What is Free Software?, 2001. Disponível em:
<http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html.en>. Acesso em 13 Out 2015.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GANDELMAN. S. O mundo no espaço cibernético e seus valores: a relação entre ética e direito. Disponível em <http://www.copyrights.com.br/cmsadmin/uploads/livro_do_semin_rio(1)-museu_hist_rico_nacional.pdf> Acesso em 15 Out 2015.
GRAMSCI. A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1968.
KENSKI, V. M. Repensando a avaliação da aprendizagem. In: Repensando a Didática. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2004.
KREIMER, P. Estudios sociales de la ciencia y la tecnología en América Latina: ¿para qué?, ¿para quién? In: REDES, VOL. 13, N º 26, BUENOS AIRES, Dez 2007, PP. 55 – 64.
KROPOTKIN, P. Ajuda mútua: um fator de evolução. São Sebastião: A Senhora Editora, 2009.
LANGDON, W. Do artifacts have politics? In: MACKENZIE, Donald; WAJCMAN, Judy. The Social Shaping of Technology. Buckingham, Philadelphia: Open University Press. Disponível em: <http://www.necso.ufrj.br/Trads/Artefatos%20tem%20Politica.htm>. Acesso em 01 Ago 2015.
LOPES, A. O. Planejamento do Ensino numa perspectiva crítica. In: Repensando a Didática. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2004.
OLIVEIRA, M. K. Pensar a educação: contribuições de Vygotsky. In: Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Ed. Ática, 1997.
PALACIOS, E. M. G. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade). Disponível em < http://www.oei.es/salactsi/Livro_CTS_OEI.pdf> Acesso em 12 Out 2015.
PINHEIRO, N. A. M. et al. Ciência, Tecnologia E Sociedade: A Relevância Do Enfoque CTS Para O Contexto Do Ensino Médio. In: Revista Ciência & Educação, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007.
REIS. C. R. Caracterizacão de um Processo de Software para Projetos de Software Livre. Disponível em <http://www.async.com.br/~kiko/dissert_usp.pdf> Acesso em 10 Out 2015.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
TRIGUEIRO, M. G. S. O Conteúdo Social da Tecnologia. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica. Disponível em <http://bbeletronica.sede.embrapa.br/bibweb/bbeletronica/2008/texto/sge_texto_31.pdf> Acesso em 20 Ago 2015.
VACCAREZZA, L. S. Ciencia, Tecnología y Sociedad: el estado de la cuestión en América Latina. Disponível em <http://periodicos.unb.br/index.php/cts/article/download/3841/3298> Acesso em 12 Out 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.