Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar

Autores

  • Flavio Pereira de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo
  • Elcione Ramos da Conceição
  • Lilian Pittol Firme de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249

Palavras-chave:

Ensino Fundamental. Matemática. Preservação Ambiental.

Resumo

No intento de consolidar as relações entre o ensino de Matemática e a preservação ambiental, o presente artigo considera os aportes legais e pedagógicos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, as delimitações da disciplina Matemática para essa etapa da Educação Básica, os conceitos e práticas atuais de educação ambiental e as relações possíveis entre o ensino de Matemática e a educação ambiental na atualidade, mediante as práticas pedagógicas do cotidiano escolar partindo do seguinte problema: como o ensino de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pode relacionar-se pedagogicamente a temática educação ambiental? Para tanto, a pesquisa se define metodologicamente por bibliográfica, evidenciando a LDB (Lei 9394/96), a Base Nacional Comum Curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais (2013) para o Ensino Fundamental diante das acepções do ensino de Matemática para a educação brasileira. Traz ainda os conceitos de educação ambiental no cotidiano escolar sustentados por Guimarães (1992), Dias (2004) e Burak (1992). As conclusões da pesquisa apontam para a necessidade de todas as áreas do conhecimento, de modo interdisciplinar e transdisciplinar, atentarem-se para a necessidade da efetivação, por meio de planejamento, de ações pedagógicas que intercalem todos os conteúdos do ensino, inclusive a Matemática à educação ambiental como uma necessidade emergente de reflexão e efetivação de práticas de preservação ambiental em prol de toda a humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavio Pereira de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestre em Ensino de Física. Professor na Educação Básica.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. In: Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. p. 534-562.

BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental. Lei 9795/99. Brasília, 1999.

BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Santa Catarina: Letras Contemporâneas, 1994.

BURAK, D. Modelagem matemática: Ações e Interações no Processo de Ensino-Aprendizagem. 1992. 460 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

COIMBRA, J. A. A. Considerações sobre a interdisciplinaridade. In: PHILIPPI JR., A. Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000. p. 52-70.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar ou conhecer. 5. ed. São Paulo: Ática, 1998.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo. Gaia, 2004.

FREITAS. Ernani. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Fevale, 2013.

GUIMARÃES, R. P. O novo padrão de desenvolvimento para o Brasil: interrelação do desenvolvimento industrial e agrícola com o meio ambiente. In: VELOSO, J. R. dos R. (org.). A ecologia e o novo padrão de desenvolvimento no Brasil. São Paulo: Nobel, 1992.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Downloads

Publicado

24-04-2020

Como Citar

JESUS, Flavio Pereira de; CONCEIÇÃO, Elcione Ramos da; OLIVEIRA, Lilian Pittol Firme de. Educação matemática e educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental: relações possíveis no cotidiano escolar. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3249. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3249. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Sociais Aplicadas e Humanas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.