Análise para implementação de um sistema de gestão da manutenção em uma empresa de locação de equipamentos para construção civil
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.323Palavras-chave:
Manutenção, Gestão, Planejamento, Controle, ConfiabilidadeResumo
O presente trabalho teve por finalidade comprovar a eficiência da Gestão da Manutenção no intuito reduzir o número de horas paradas de uma empresa, visto que tal atividade afeta de forma direta a disponibilidade dos ativos. Dada a importância do assunto, a abordagem foi realizada separando os temas Manutenção e Gestão a fim de apresentar cada um de maneira didática e detalhada. O foco do tema Manutenção foi na abordagem de seus diferentes tipos e a função PCM (Planejamento e Controle da Manutenção). Já o tema Gestão teve como pontos de enfoque os Modelos de Gestão Estratégica; Gestão de Pessoas com Ênfase na Manutenção; Sistemas de Gestão, bem como o Sistema de Gestão da Manutenção. O trabalho apresenta ainda um estudo de caso realizado na empresa Servi-Sá Auto Guindaste Locação LTDA, onde se buscou a redução do tempo de máquinas paradas através da aplicação de técnicas descritas na revisão bibliográfica.
Downloads
Referências
BRANCO FILHO, Gil. A organização, o planejamento e o controle da manutenção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008. xvii (Engenharia de manutenção).
BUENO, Janaína Maria et al. Capacitação e treinamento dos profissionais da manutenção e sua influência na qualidade e produtividade de pequenas e média empresas. Disponível <http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/IIseminario/sistemas/sistemas_04.pdf> Acesso em 22/05/2014.
KARDEC, Allan; NASCIF, Júlio. Manutenção: função estratégica. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001. ISBN: 8573033231.
PEREIRA, Mário Jorge. Engenharia de manutenção: teoria e manutenção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009. xxviii.
REZENDE, Frederico Pifano et al . Cultura organizacional e resistência à mudança. Disponível em <http://www.aedb.br/seget/artigos11/30514808.pdf> Acesso em 18/08/2014.
SANTOS, Valdir Aparecido. Manual prático da manutenção industrial. 2.ed. São Paulo: Ícone Editora, 2007.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
SOUZA, Valdir Cardoso de. Organização e gerência da manutenção: planejamento, programação e controle da manutenção. 2.ed. São Paulo: All Print Editora, 2007.
VELOSO, Norwil. Gerenciamento e manutenção de equipamentos móveis. 1. ed. São Paulo: Sobratema, 2009.
VIANA, Herbert Ricardo Garcia. PCM-Planejamento e Controle da Manutenção. 1 ed. Rio de Janeiro:Qualitymark, 2006.
VIEIRA, Sérgio José Rocha. A adoção do conceito de mantenabilidade como estratégia para a inovação da gestão da manutenção. Disponível em <http://arca.icict.fiocruz.br/bitstream/icict/5368/2/876.pdf> Acesso em 17/05/2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.