Padronização da distribuição e roteirização de leite em uma empresa do Sul Fluminense
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.321Palavras-chave:
distribuição, padronização, roteirização, rotas, clientesResumo
Com a globalização os clientes tem se tornado mais exigentes no que diz respeito a qualidade do produto, prazos e expectativas, tornando a competitividade maior e obrigando os empreendedores a customizarem seus processos na busca de um diferencial. As empresas de transporte têm a incubência de dar maior confiabilidade, flexlibilidade e velocidade aos clientes. A melhoria nos processos envolvidos na distribuição devem ser planejados e aliados a roteirização.
O objetivo deste estudo de caso é diminuir o tempo do processo de pedido e distribuição de leite nas cidades de Volta Redonda, Resende, Pinheiral e Porto Real,através do sistema de padronização. A padronização se faz presente em todo processo de desenvolvimento e implementação das normas e técnicas num sistema produtivo com o objetivo de auxiliar no ganho máximo da produção, segurança e qualidade de um processo, produto ou serviço prestado.
A distribuição pode ser relacionada a cargas fracionadas, sendo entregas em mais de um destinatário, aproveitando-se aa viagem e os custos envolvidos. A padronização da distribuição diminui as variáveis do processo e permite maior controle sobre rotas, quantidade transportada, custo logístico, e etc.
A padronização e roteirização da distribuição contou com um total de 13 rotas préviamente estudadas e encaixadas através do Método de Varredura. Cada rota tras informações como: distância percorrida, tempo total gasto, quantidade de leite distribuida em cada ponto da rota e um total da mesma e quantidade de combustível gasto na viagem.
Downloads
Referências
BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suplementos: Planejamento, Organização e Logística Empresarial: trad. Elias Pereira. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BOTELHO, L. G. Um Método para o Planejamento Operacional da Distribuição: Aplicação para casos com Abastecimento de Granéis Líquidos. 2003. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Logística Empresarial, PUC, Rio de Janeiro.
CUNHA, C. B. Uma Contribuição para o Problema de Roteirização de Veículos Com Restrições Operacionais. 1997. Tese (Doutorado) – Escola de Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia de Transportes, São Paulo.
DIAS, F.T. (2003) – Proposta de uma metodologia baseada em indicadores de desempenho para avaliação de princípios relativos à Produção Enxuta. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Carlos. São Carlos.
LAS CASAS, Alexandre L. Marketing - Conceitos, exercícios, casos. 7ºEdição. São Paulo: Editora Atlas. 2005.
NOVAES, Antônio G. Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição: estratégia, operação e avaliação. Rio de Janeiro. 2001.
UNGAN, M. C. Standardization through process documentation. Business Process Management Journal. 2006.
FERRO, José Roberto. O mito da padronização do trabalho em ambientes administrativos resiste. Lean Institute Brasil, 2012. Disponível em:< http://www.lean.org.br/leanmail/120/o-mito-da-padronizacao-do-trabalh.aspx> Acesso em: 10 fev. 2015.
MONTEX, Júlio. Consultoria. Júlio Montex, 2012. Disponível em: <http://juliomontex.com.br/sobre/consultoria/> Acesso em: 23 fev. 2015.
Os cinco modais de transporte. Disponível em: <http://logisticaparatodos-com-b.webnode.com.br/saiba-mais/os-05-cinco-modais-de-transporte-/> Acesso em: 28 abr. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.