A metodologia de projetos aplicada ao design de sistemas de sinalização: o briefing
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n1%20esp.310Palavras-chave:
Sinalização, projeto e métodoResumo
Este artigo pretende registrar o início de um estudo sobre a metodologia de projetos aplicada ao design de sistemas de sinalização, buscando preencher uma lacuna na literatura voltada para trabalhos desta natureza no Brasil, escassa em títulos sobre o tema. A partir desta documentação, pretende-se criar uma proposta de fluxo projetual que possa compor um método específico para projetos de sinalização, considerando todos os seus aspectos informacionais e produtivos, suas necessidades, problemas, componentes, bem como as suas contribuições sociais.
Downloads
Referências
ADG ASSOCIAÇÃO DOS DESIGNERS GRÁFICOS (Brasil). 2000. ABC da ADG: glossário de termos e verbetes utilizados em design gráfico. São Paulo: ADG.
AMBROSE, Gavin; HARRIS, Paul; BELLOLI, Mariana (Tradutor). Design thinking: s.m. ação ou prática de pensar o design. BELLOLI, Mariana (Tradutor). Porto Alegre: Bookman, 2011.
BAXTER, Mike. Projeto de Produto. Guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2a ed. São Paulo, Editora Blücher Ltda, 2011.
BOMFIM, G. A. Metodologia para desenvolvimento de projetos. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 1995.
BONSIEPE, G; KELLNER, P; POESSNECKER, H. Metodologia experimental: desenho industrial. Brasília: CNPq/Coordenação editorial. 1984.
CHAMMA, Norberto. Marcas & Sinalização: práticas em design corporativo. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.
CORRÊA, Bruno de S.; SIQUEIRA, O. A. G.; CUNHA, L. de S.; PENA, R. de S. F.; AMORIM, M. E. Metodologia de Projetos, Design Thinking e Metodologia Ergonômica: convergência metodológica no desenvolvimento de soluções em design. In: Cadernos UniFOA: edição especial do Curso de Design / Centro Universitário de Volta Redonda. Volta Redonda: Editora FOA, 2014.
COSTA, Joan. La Enciclopédia del Diseño: Señalética. Ediciones Ceac, Barcelona. 1989.
FRISONI, Bianca Cappucci. Ergonomia, metodologia ergonômica, “designing” para o uso humano. Dissertação de Mestrado - PUC-Rio, Rio de Janeiro. 2000.
LÖBACH, Bernd. Design Industrial: Bases para configuração dos produtos industriais. Tradução Freddy Van Camp. Rio de Janeiro: Edgard Blücher, 2001.
MORAES, Anamaria de. Avisos, Advertências e Projeto de Sinalização: Ergodesign Infomacional. Organizadora anamaria de Moraes.Rio de Janeiro: iUsEr, 2002.
PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. Tradução Itiro Iida; revisão técnica Whang Pontes Teixeira. São Paulo: Editora Blucher, 2007.
RAND, Paul. A Designer`s Art. New Heaven, Yale University Press, 2000.
VASCONCELOS, L. A. L. Uma Investigação em Metodologias de Design. Trabalho de conclusão de Curso (Bacharelado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.