Vivências em um ambiente escolar: significâncias político-pedagógicas de um estágio em atenção primária
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3080Palavras-chave:
Promoção da saúde. Educação em saúde. Estágio clínico. Relações Comunidade-Instituição. Planejamento estratégico.Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as significâncias político-pedagógicas de vivências experimentadas por estagiários de um curso de Odontologia em um ambiente escolar. Trata-se de um estudo qualitativo transversalmente estruturado sob estratégia narrativo-descritiva e moldado à técnica argumentativa. O Estágio de Clínica Integrada em Atenção Primária foi didaticamente sistematizado em dois períodos: Pré-intervenção e Intervenção. Do primeiro, se desvendaram duas ações: a contextualização dos acadêmicos estagiários e a estruturação, ambientalização e levantamento de necessidades do ambiente de trabalho. Já o segundo foi guiado pela lógica pedagógica do instrumento TPC (Teorizar-Praticar-Criticar), no qual todas as ações programadas seguiram a lógica ativa do planejamento estratégico, ou seja, contextualizadas às realidades do cenário de prática (ambiente escolar). Conclui-se que, das experimentações vivenciadas algumas inferências se destacaram: a efetividade do instrumento TPC no direcionamento dos acadêmicos estagiários no planejamento estratégico de ações de educação em saúde; o reconhecimento do ambiente escolar como território fértil para o desenvolvimento de atividades promotoras de saúde; a importância de se disseminar, em espaços científicos, os aprendizados advindos de experimentações práticas de estágios.
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