Morcegos como tema gerador para o ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de ensino básico: uma abordagem cienciométrica

Autores

  • Andrew Vinícius Cristaldo da Silva Universidade Católica Dom Bosco
  • Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério Universidade Católica Dom Bosco

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.3014

Palavras-chave:

Cienciometria. Desmistificação. Educação Científica.

Resumo

O presente artigo buscar realizar um levantamento e caracterização de artigos relacionados a práticas de educação ambiental e ensino de ciências para conservação de morcegos, por meio de levantamento cienciométrico utilizando as bases de dados. Os trabalhos foram categorizados quanto ao ano de publicação, a localização e o direcionamento do estudo, agrupados e analisados. Os resultados permitem concluir que pesquisas relacionadas aos morcegos, como tema gerador de práticas de Educação Ambiental (EA) e Ensino de Ciências (EC), nas escolas de ensino básico são escassas e que divulgação científica favorece aqueles que creem que ainda é válido transformar o ensino.

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Biografia do Autor

Andrew Vinícius Cristaldo da Silva, Universidade Católica Dom Bosco

Doutorando em Educação pela UCDB. Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário de Jales. Especialista em Educação Ambiental e Recursos Hídricos pela Universidade de São Paulo (USP), Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e Especialista em Tutoria em Educação a Distância e Educação Especial, todas pela Faculdade Futura. Mestre em Biologia Comparada (Dissertação sobre Formação de Professores) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Vencedor do Prêmio Nacional de Educação Ambiental em Ação 2018. Estuda e trabalha com seus estudantes as Metodologias Ativas de Ensino e Estudantes Protagonistas de sua aprendizagem.

Fátima Cristina Duarte Ferreira Cunha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto - Portugal, bolsista do Programa Erasmus Mundus, professora concursada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - campus de Aquidauana. Trabalha com elaboração de projetos na educação indígena Terena. Atua com temas relacionados a questões étnico raciais. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco (1981). Curso de Filosofia pelo IRPAMAT. Possui Pós-Graduação em Planejamento Educacional pela UCDB. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Programa de Mestrado em Educação, Linha 3 - Diversidade Cultural e Educação Indígena.

Valdênia Rodrigues Fernandes Eleotério, Universidade Católica Dom Bosco

Mestranda em Educação na Universidade Católica Dom Bosco. Pós-Graduanda em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologia Educacional e Educação a Distância (GETED). tem experiência na área de Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação e tecnologia, prática docente, inclusão social.

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Publicado

24-04-2020

Como Citar

DA SILVA, Andrew Vinícius Cristaldo; FERREIRA CUNHA, Fátima Cristina Duarte; ELEOTÉRIO, Valdênia Rodrigues Fernandes. Morcegos como tema gerador para o ensino de ciências e educação ambiental nas escolas de ensino básico: uma abordagem cienciométrica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 15, n. 42, 2020. DOI: 10.47385/cadunifoa.v15.n42.3014. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/3014. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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