Fatores de risco para comportamentos autolesivos em adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v15.n42.2952Palavras-chave:
Autolesão. Escolares. Adolescentes. Saúde Mental.Resumo
O presente artigo tem por finalidade realizar uma busca bibliográfica sobre os fatores de risco para comportamentos autolesivos em adolescentes escolares. Trata-se de uma revisão de literatura do tipo integrativa. Para busca e seleção dos estudos utilizou-se as seguintes bases de dados: Google acadêmico, Scielo e Pubmed, publicados entre os anos de 2006 a 2019, pesquisou-se artigos publicados em português e inglês. Em todos os estudos analisados foi possível verificar a existência de diversos fatores associados à conduta autolesiva em escolares, inúmeras pesquisas têm explorado alguns fatores que parecem estar relacionados ao comportamento autolesivo, aumentando o risco ou funcionando de forma protetora. É necessário a realização de mais estudos, que abordem a temática, no intuito de compreender os principais fatores associados a pratica de autolesão por adolescentes escolares, como forma de conscientização e implementação de estratégias voltadas a saúde do público alvo.
Downloads
Referências
BRICKMAN, L. J.; AMMERMAN, B. A..; LOOK, A. E.; BERMAN, M. E.; MCCLOSKEY, M. S. The relationship between non-suicidal self-injury and borderline personality disorder symptoms in a college sample. Borderline Personality Disorder and Emotion Dysregulation, p. 1-14, 2014.
CHAPMAN, A. L.; GRATZ, K. L.; BROWN, M. Z. Solving the puzzle of self-harm: the experiential avoidance model. Behaviour Research and Therapy, v. 44, n. 3, p. 371-394, 2006.
COSTA, I. Adolescência: Ideação suicida, depressão, desesperança e memórias autobiográficas. Dissertação, Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, 2012.
KLONSKY, E. D.; LEWIS, S. P. Assessment of Nonsuicidal Self-injury. New York: Oxford University Press, 2014.
MENDES, K. D. S.; SILVEIRA, R. C. C. P.; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto-enferm, v. 17, n. 4, p. 754-758, 2008.
MUEHLENKAMP, J. J.; BRAUSCH, A. M. Body regard and non-suicidal self-injury in adolescents. Journal of Adolescence, v. 35, p. 1-9, 2012.
NOCK, M. K. Why do people hurt themselves? New insights into the nature and functions of self-injury. Current Directions in Psychological Science, v. 18, n. 2, p. 78-83, 2009.
NOCK, M. K. Self-injury. Annual Review of Clinical Psychology, v. 6, p. 339-363, 2010.
O’CONNOR, R. C., ARMITAGE, C. J., GRAY, L. (2006). The role of clinical and social cognitive variables in parasuicide. British Journal of Clinical Psychology, 45, 465-481
PARKS, P. J. Self-injury Disorder. California: Reference Point Press, 2011.
WALSH, B. W. Treating self-injury: a pratical guide. New York: Guilford Press, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.