Conhecimento de cirurgiões-dentistas em relação ao atendimento de diabéticos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n41.2942Palavras-chave:
Diabetes Mellitus. Manifestações Orais. Odontologia.Resumo
Objetivo: Verificar o conhecimento dos cirurgiões-dentistas que trabalham nas UBS com ESB modalidade I, do município de Campina Grande sobre Pacientes com Diabetes Mellitus (DM). Através de questionário autoaplicável, próprio e sem critério de exclusão. Metodologia: Foi feita uma entrevista com os cirurgiões-dentistas do município em questão para analisar os seus conhecimentos sobre o tema abordado. Participaram da pesquisa 24 cirurgiões-dentistas. A maioria dos profissionais são formados há mais de 10 anos, conseguiram identificar corretamente os sinais e sintomas de DM e o nível normal de glicose na corrente sanguínea em jejum. Resultados: Em relação às manifestações orais do paciente portador de diabetes a doença periodontal foi apontada por 91,6%. Quanto ao atendimento do paciente diabético, 87,5% afirmaram que o melhor horário para atendê-los seria o turno da manhã e que eles devem se alimentar normalmente antes da consulta. Em casos de consultas longas apenas 37,5% indicaram que deve ser realizado intervalos para que os pacientes possam se alimentar. Conclusão: Os dados obtidos na pesquisa ressaltam que o conhecimento dos cirurgiões-dentistas das UBS do município de Campina Grande é satisfatório, sendo esse conhecimento compatível com a necessidade de cuidados para atendimento do paciente diabético na Atenção Primária à Saúde.
Downloads
Referências
Peres AS, Peres SHCS, Silva RHA. Atendimento a Pacientes Especiais: Reflexão sobre os aspectos éticos e legais. Rev. Fac. Odontol. Lins, Piracicaba, ed. 17, v.1, p.49-53, 2005.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus. Cadernos de Atenção Básica – nº 16 (Série A. Normas e Manuais Técnicos), 2006.
Gross JL. et al. Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo, v. 46, n.1, fev. 2002.
Caneppele TMF. et al. Conhecimento do cirurgião-dentista sobre o atendimento a pacientes especiais: hipertensos diabéticos e gestantes. Rev. Odontologia.; n. 1, p.31-41, mar./ago.,2011.
Alves C, Andion J, Brandão M, Menezes R. Mecanismos Patogênicos da Doença Periodontal Associada ao Diabetes Melito. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia Metabólica, v. 51, n. 7, p. 1050-1057, 2007.
Alves et al. Atendimento odontológico do paciente com diabetes melito: recomendações para a prática clínica. Revista de Ciências Médicas e Biológicas, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-110, mai./ago. 2006.
Andrade ED. Terapêutica medicamentosa em odontologia. 2a. ed. São Paulo: Artes Médicas; 2006.
Tschiedel B et al . Organização de um serviço de assistência ao paciente com diabetes melito tipo 1. Arq Bras Endocrinol Metab, São Paulo , v. 52, n. 2, Mar. 2008.
Castro MVM. et al. Atendimento clínico conjunto entre o periodontista e o médico. Parte I: diabetes e doenças isquêmicas. ROBRAC, Goiânia, v. 9, n. 28, p. 55-58, dez. 2000.
Melgaço CA. Diabetes melito e a doença periodontal: revisão de literatura. J Bras Endo/Perio, v. 3, n. 9, p. 100-4, 2002.
Tófoli GR. et al. Tratamento odontológico em pacientes com diabetes mellitus. R. Assoc. Paul. Cir. Dent., São Paulo, v.59, p.306-310, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.