Avaliação ambiental do Campus do Tangerinal (UniFOA) com enfoque na geração de resíduos sólidos
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.294Palavras-chave:
Plásticos, resíduo sólido urbano, matriz de impacto ambientalResumo
A geração de resíduos sólidos tem crescido ao longo dos anos, principalmente pelo crescimento do consumo e da população. O presente estudo teve como objetivo elucidar o estado da arte do impacto ambiental gerado pela atividade antrópica, além de dimensionar os impactos gerados. O estudo compreendeu o período de estudo entre maio de 204 e março de 2015, sendo realizados três levantamentos em lixeiras espalhadas pelo Campus, para a contagem e segregação dos resíduos por tipo e material de fabricação. Associado a este levantamento foram obtidos os dados de venda de produtos na cantina local, visando a comparação entre estes. Para o dimensionamento dos possíveis impactos gerados pelo Campus foi aplicada a matriz de impacto de Suetênio. Verificou-se que o copo descartável de 180 mL é o resíduo com maior geração, com média de 201 copos/dia, seguido por copos de guaraná natural (25,67/dia). Quando considerado o tipo de material de fabricação verifica-se que os plásticos respondem por 85,35% dos resíduos produzidos, seguido por metais 4,34%. Conclui-se que os impactos gerados pelos Campus poderia ser minimizados com a implantação de um projeto de educação ambiental e a coleta seletiva e destinação correta dos mesmos.Downloads
Referências
CEMPRE (Compromisso Empresarial para Reciclagem). Guia da Coleta Seletiva de Lixo. São Paulo: Compromisso Empresarial para Reciclagem, 1999.
COSTA, L.da S. A gênese e evolução do urbanismo moderno e a produção da cidade: algumas reflexões. Caminhos de Geografia, v. 2, n. 4, p. 38-54, 2001.
FURIAM, S.M.; GÜNTHER, W.R. Avaliação da educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana. Sitientibus, Feira de Santana, n. 35, p. 7-27, 2006.
LANNA, A.E. A Inserção da Gestão das Águas na Gestão Ambiental, Parte 2: A Gestão dos Recursos Hídricos no Contexto das Políticas Ambientais, p 75-150. In: Muñoz, H.R. Interfaces da Gestão de Recursos Hídricos, 2ª ed. 2000, 421 p. Acessível em: <http://www.uff.br/cienciaambiental/biblioteca/rhidricos/parte2.pdf>.
MARTINS, B.; PARIZE, G.; MEDEIROS, G.; SANTOS, I.; GATTO, I.; MOURA, S. Impactos Ambientais Urbanos: Gestão, Saneamento Básico e Risco Ambiental: Lixo X Saúde. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, 2011. Disponível em <https://vidanafederal.files.wordpress.com/2011/04/impactos-ambientais-urbanos.pdf>.
MMA (Ministério do Meio Ambiente). 2006. Plano Estratégico de Áreas Protegidas, PNAP – Decreto nº 5.758 de 13 de abril de 2006.
MORADILLO, E.F. DE; OKI, M. DA C.M. Educação ambiental na universidade: construindo possibilidades. Química Nova, São Paulo, v. 27, n. 2, Apr. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422004000200028&lng=en&nrm=iso>.
MOTA, S.; AQUINO, M.D. Proposta de uma matriz para avaliação de impactos ambientais. In: VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Vitória, ES. p 1-9. 2002. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10715/1/2002_eve_mdaquino_proposta.pdf>.
NICOLELLA, G.; MARQUES, J.F.; SKORUPA, L.A. Sistema de Gestão Ambiental: aspectos teóricos e análises de um conjunto de empresas da região de Campinas, SP. EMBRAPA, Doc. 39, 43p.
PHILIPPI, A.; ROMÉRIO, M.A.; BRUNA, G.C. Curso de Gestão Ambiental. São Paulo: Manole, 2004. 1045p.
SAWYER, D. Consumption Patterns and Environmental Impacts in a Global Socioecosystemic Perspective. In: Hogan, D.J.; Tolmasquim, M.T. (orgs.) Human Dimensions of Global Environmental Change – Brazilian Perspectives. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2001.
SOARES. T.S.; CARVALHO, R.M.M.A.; ANTUNES, F.C.B. Impactos ambientais decorrentes da ocupação desordenada na área urbana do município de Viçosa, estado de Minas Gerais. Revista Científica Eletrônica de Engenharia Florestal, Ano. IV, n. 08, p 1-14. 2006.
VERDUM, R.; MEDEIROS, R.M.V. Rima - Relatório de Impacto Ambiental: Legislação, elaboração e resultados. 5ª ed. Porto Alegre: Editora UFRGS. 252p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.