Dificuldades no Processo de Aprendizagem de Algoritmos: uma Análise dos Resultados na Disciplina de AL1 do Curso de Sistemas de Informação da FAETERJ – Campus Paracambi
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n27.293Palavras-chave:
Algoritmos, Ensino, Aprendizagem, Dificuldades.Resumo
A disciplina de Algoritmos é a base para qualquer curso da área de Computação. Porém, para muitos alunos, constitui uma barreira difícil, pois apresenta conteúdos envolvendo interpretação de texto, raciocínio lógico e matemática. O artigo tem como objetivo estudar as dificuldades dos alunos ao cursar a disciplina AL1 do curso de Sistemas de Informação da FAETERJ-Campus Paracambi. Para isso, foi feito um levantamento dos índices de aprovação/reprovação na disciplina no triênio 2010-2012 e aplicado um questionário junto aos alunos sobre as dificuldades de assimilação dos conteúdos da disciplina para que se possa apontar um início para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Algoritmos.Downloads
Referências
• BALANCHO, M. J. S.; COELHO, F. M. Motivar os Alunos, Criatividade na Relação Pedagógica: Conceitos e Práticas. 2. ed. Alfragide: Editora Texto, 1996.
• CARBONI, I. F. Lógica de Programação. São Paulo: Pioneira Thomsor Learning, 2003.
• CORMEN, T. H. et al. Algoritmos: Teoria e Prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
• FARRER, H. et al. Algoritmos Estruturados. 3. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999.
• FERREIRA, M. A. S. Proposta de uma Metodologia para Ensino-Aprendizagem de Algoritmos. 2005. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Informática) – Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2005.
• FORBELLONE, A. L. V.; EBERSPACHER, H. F. Lógica de Programação. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2005.
• JESUS, A. de; BRITO, G. S. Concepção de Ensino-Aprendizagem de Algoritmos e Programação de Computadores: a Prática Docente. Varia Scientia, v. 09, n. 16, p. 149-158, 2009.
• KOLIVER, C.; DORNELES, R.V.; CASA, M. E. Das (Muitas) Dúvidas e (Poucas) Certezas do Ensino de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 24, 2004, Salvador. Anais ... Salvador: UFBA, 2004.
• LIBÂNIO, J. C. Didática. Rio de Janeiro: Cortez, 1990.
• MEDINA, M.; FERTIG, C. Algoritmos e Programação: Teoria e Prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2006.
• MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do Aluno durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação, Ano I, n. 01, p. 1-15, 2007.
• RAABE, A. L. A.; SILVA, J. M. C. da. Um Ambiente para Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem de Algoritmos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO, 25, 2005, Canela. Anais ... Canela: UFRGS, 2005.
• SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO. Currículo de Referência da SBC para Cursos de Graduação em Computação e Informática. 2003.
• PACIEVITCH, T. Didática. 2009. Disponível em: <http://www.infoescola.com/pedagogia/didatica/>. Acesso em: 15 mar. 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.