Práticas de Educação em Saúde com relação ao uso de plantas medicinais entre pessoas com Diabetes tipo II

Autores

  • Jéssica Mazutti Penso de Campos Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n39.2909

Palavras-chave:

Plantas Medicinais. Diabetes Mellitus Tipo 2. Atenção Primária à Saúde. Educação em Saúde. Educação Continuada.

Resumo

Objetiva-se neste estudo analisar as práticas de educação em saúde com relação ao uso de plantas medicinais entre pessoas com Diabetes tipo II, nas Unidades Básica de Saúde do Município de Lajeado/RS. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva com abordagem qualitativa, realizada os coordenadores das unidades básicas de saúde. Realizou-se a coleta de dados mediante entrevista individual, utilizando um questionário semiestruturado e procedeu-se com a análise de conteúdo. Os dados obtidos indicam que houveram poucas orientações sobre o uso de plantas medicinais e falta de conhecimento, por parte dos profissionais de saúde, sobre o assunto, o que pode acarretar uma orientação incorreta e possíveis efeitos adversos ao sujeito. Salienta-se a importância da educação em saúde, no que tange à utilização de plantas medicinais, enquanto um desafio em Lajeado - RS. Sugere-se o desenvolvimento de ações de qualificação profissional, tendo em vista a temática das plantas medicinais, como uma prática constante.

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Biografia do Autor

Jéssica Mazutti Penso de Campos, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Enfermeira - COREN/RS 420741

Especialista em Saúde Pública com foco em Estratégia Saúde da Família
Mestra e Doutoranda em Ambiente e Desenvolvimento

Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

 

Coordenadora Municipal da Atenção Básica em Saúde e da Vigilância em Saúde

Secretaria Municipal da Saúde, Trabalho e Ação Social

Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul - RS

Pesquisadora Colaboradora da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Ciências: Ecologia. Professora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e dos Programas de Pós graduação: Doutorado e Mestrado em Ensino e  Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. 

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Publicado

15-04-2019

Como Citar

CAMPOS, Jéssica Mazutti Penso de; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Práticas de Educação em Saúde com relação ao uso de plantas medicinais entre pessoas com Diabetes tipo II. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, v. 14, n. 39, 2019. DOI: 10.47385/cadunifoa.v14.n39.2909. Disponível em: https://unifoa.emnuvens.com.br/cadernos/article/view/2909. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Biológicas e da Saúde

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