Sala de emergência: fatores que dificultam a assistência de enfermagem
Resumo
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o discurso de enfermeiros acerca dos fatore que dificultam a assistência de enfermagem na sala de emergência, e como objetivos Identificar, através da fala destes profissionais, os fatores que dificultam sua atuação n sala de emergência e descrever as experiências referidas por eles sobre os problema apresentados no atendimento de enfermagem nas salas de emergência. Utilizou-s abordagem quantitativa, descritiva e contou com cinco questões objetivas dirigidas vinte e dois enfermeiros que atuam em instituições hospitalares com atendimento d emergência, nos municípios do Rio de Janeiro, Barra Mansa e Volta Redonda. Os dado foram tratados por categorização e porcentagem simples e originaram cinco principai categorias: Espaço físico; Sistematização da Assistência de Enfermagem SAE; Recurso materiais e tecnológicos; potencial humano e relacionamento interpessoal da equipe d saúde. Como conclusão verificou-se que a maioria dos enfermeiros referiu ser o espaç físico inadequado para a complexidade das ações neste setor;ausência de uma SAE qu forneça protocolos padronizados para atendimento;os recursos materiais a tecnológico são insuficientes para a realização da assistência; declararam ainda a necessidade d aumentar o quantitativo de potencial humano para este setor e estabelecer medidas d qualificação. Por fim, esses profissionais acreditam possuir um bom relacionamento com equipe de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.