Interação dos medicamentos homeopáticos com os constituintes sanguíneos – Avaliação das propriedades físico-químicas
Resumo
Arnica montana é uma planta que tem sido utilizado como medicamento homeopátic geralmente prescrito após traumas e injúrias. A capacidade dos eritrócitos ou célula vermelhas do sangue (RBC) para resistir à hemólise caracteriza o que é denominad fragilidade osmótica (OF) da membrana das células vermelhas do sangue. O Objetivo deste trabalho é investigar a possibilidade da Arnica montana dinamizad homeopaticamente ser capaz de alterar as propriedades fisiológicas (fragilidade osmótica da membrana das RBC. Em poucas palavras, as amostras de sangue foram incubada com Arnica montana 6CH ou com NaCl a 0,90%, como controle, por 60 minutos e temperatura ambiente. As amostras foram suavemente misturadas com soluçõe hipotônicas de NaCl (de 0.12 a 0.90%), centrifugadas e os sobrenadantes foram isolado para determinar a densidade óptica da hemoglobina no espectrofotômetro (540nm). A fragilidade osmótica das RBC foi significantemente reduzida pela presença da Arnic montana 6CH em concentrações salinas hipotônicas. Esses achados permitiram especula que a Arnica montana 6CH tem um efeito de proteção contra a hemólise das RB Finalmente, os resultados sugerem que a Arnica montana, dinamizada homeopaticament pode ser responsável pelos efeitos observados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.