Comparação experimental da eficácia entre duas técnicas de antissepsia das mãos para procedimentos cirúrgicos
Resumo
Atualmente há grande divergência em relação às técnicas de antissepsia da mãos. Diversos estudos avaliaram a microbiota das mãos demonstrando colonização po estafilococos, bactérias gram-negativas e fungos, apontando íntima relação entr disseminação de infecções nosocomiais e as mãos dos profissionais de saúde. Objetivos Comparação da eficácia entre escovação clássica e lavagem química das mãos se escovação. Metodologia: Amostras digitais de 28 acadêmicos divididos em dois grupos escovação clássica (técnica A) com degermante (PVPI) e lavagem química com PVPI se escovação (técnica B), foram coletadas em placas de Petri antes e após a realização da referidas técnicas, com posterior cultura, contagem de colônias e avaliação comparativ da eficácia. Resultados: A média de colônias antes da antissepsia foi de 107 e 14 colônias para as técnicas A e B, respectivamente, e após, média de 4 e 3 colônia respectivamente, a redução no número de colônias bacterianas foi de 96% na técnica A 98% na B, não havendo diferença estatisticamente significante na eficácia entre o grupos. Conclusão: A escovação clássica e a lavagem das mãos sem escovaçã apresentaram eficácia semelhante em relação à diminuição do número de colônia bacterianas da microbiota das mãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.