Contato com soluções corantes
Resumo
Avaliação do grau de pigmentação de resinas compostas diretas, quando em contato co solucões corantes.Melo-Silva. TCF; Melo-Silva. CL;Corga. RB;Castro. SHD; Carvalho. RT Habibe. CH. Apesar da evolução dos sistemas restauradores, a grande dificuldade nos dias atuais encontrar uma resina composta que não cause pigmentação nas restaurações estéticas. objetivo deste trabalho é avaliar,in vitro, o grau de pigmentação que certas soluçõe corantes (café, coca-cola, chá e água destilada) podem provocar sobre as resina compostas micropartículas (Durafill) e microhíbridas (Charisma e Opallis) em determinados períodos de tempo (1h, 24h, 72h e 1 semana). Para a realização dess trabalho, serão utilizadas três resinas compostas Durafill (Kulzer), Charisma (Kulzer) Opallis (FGM) indicadas para restaurações adesivas diretas. Após, serão confeccionado 20 corpos de prova de cada resina composta, divididos em 4 grupos de soluções corante (n=5).Os vinte corpos de prova de cada resina composta serão divididos em cinc amostras para cada solução corante:20 ml de solução de café ;20 ml de refrigerant coca-cola; 20 ml de solução de chá- preto ; 20 ml de água destilada (grupo controle).A amostras serão analisadas por um único examinador previamente calibrado.Os resultado serão analisados na forma de escores de 0 a 5, segundo o grau de pigmentação n superfície do material restaurador.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.