Pedagogia crítico-superadora e o modelo pendular: uma aproximação necessária para o ensino dos esportes coletivos na escola
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2822Palavras-chave:
Pedagogia crítico-superado, Esporte coletivo, Modelo pendular.Resumo
Trata-se de em ensaio que busca apresentar possibilidades teórico-práticas para o ensino dos esportes coletivos. Nosso escrito pode ser caracterizado como uma produção bibliográfica. Em relação aos nossos objetivos, pretendemos apresentar uma abordagem conceitual histórica do esporte e apontar as proximidades e possibilidades do modelo pendular se articular com a pedagogia crítico-superadora. Apontamos que a proposta de Bayer explicitada por Daolio pode proporcionar uma apreensão diferente das técnicas esportivas em relação às formas tradicionais e tecnicistas. Tendo essa base fundamental, o estudante poderá praticar e entender as diversas modalidades, desenvolvendo tanto valências físicas quanto uma concepção crítica do fenômeno esportivo.
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