O conhecimento pertinente à relação família e educadores da infância: a dialógica da responsabilidade
DOI:
https://doi.org/10.47385/cadunifoa.v14.n40.2821Palavras-chave:
Conhecimento pertinente – família e educadores da infância – a dialógica da responsabilidadeResumo
Esse texto teve por base uma dissertação de mestrado em Educação que objetivou compreender as relações entre família e educadores da infância, espaço propício à construção de um conhecimento pertinente à educação infantil. De abordagem qualitativa, a pesquisa analisou entrevistas com representantes de 8 famílias e duas educadoras de um Centro de educação infantil da Serra Catarinense. Os resultados obtidos contribuíram para a reflexão sobre as relações construídas no espaço de convivência de educadores da infância, e indicam o compartilhamento de responsabilidades como um conhecimento pertinente. A dialógica como unidade entre duas lógicas que necessitam uma da outra, ao mesmo tempo em que se distinguem se complementam. O sentido dialógico mostra a inexistência da certeza, e favorece a compreensão de educadores que se disponham a atuar em meio ao acaso e ao imprevisto da vida.
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