Prevalência do consumo de suplementos alimentares em praticantes de exercícios de contra resistência em academias de ginástica de Volta Redonda - RJ
Palavras-chave:
suplementos alimentares, exercícios, academiaResumo
A busca pelo corpo perfeito vem aumentando a cada dia, principalmente em academias de ginástica. Para alcançar este objetivo, praticantes de exercícios físicos utilizam vários métodos que vão desde a prática em excesso de exercícios físicos, até uso de suplementos que podem ou não trazer sérios danos à saúde se não utilizados com orientações de profissionais capacitados. O objetivo do trabalho foi o de identificar a prevalência de consumo de suplementos alimentares por praticantes de musculação em academias de ginástica de Volta Redonda. 86 praticantes de musculação de 18 a 60 anos de ambos os sexos foram abordados nas academias pelas universitárias do curso de nutrição em diferentes dias e horários, para preenchimento dos questionários. A idade média dos participantes foi de 26,3 anos, a maioria foi do sexo masculino (55,8%) enquanto que 44,1% eram do sexo feminino, todos os participantes praticavam musculação sendo que 39,5% praticavam a menos de 6 meses, 22,0% praticavam entre 6 meses á 1 ano e 38,2% a mais de 1 ano. A ingestão de suplemento alimentar foi de 34,8% sendo 70% do sexo masculino e 30% do sexo feminino. Os suplementos alimentares mais utilizados foram as proteínas (40%), os carboidratos (16,6%) além da ingestão combinada dos nutrientes citados (13,3%). 63,3 % dos usuários não conhecem os efeitos adversos da ingestão desses alimentos enquanto que apenas 36,6% disseram conhecer tais efeitos. Quanto a orientação profissional 40% não obtiveram nenhuma orientação, 33,3% foram orientados por professores de educação física e 20% por nutricionistas. Apesar do consumo de suplemento não ser alto, a porcentagem de indivíduos que não conhecem seus efeitos adversos é alta e a falta de orientação profissional adequada é grande o que pode trazer riscos à saúde desses indivíduos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.