O gênero Piper L. na Serra do Pacau, Minas Gerais, Brasil: dados preliminares
Palavras-chave:
Piperaceae, Piper, Serra do PacauResumo
A Serra do Pacau está localizada na Zona da Mata Mineira, entre os municípios de Santa Rita de Jacutinga e Bom Jardim de Minas e representa uma vertente da Serra da Mantiqueira. O gênero Piper L. (Piperaceae) é representado por arbustos, subarbustos ou arvoretas, com folhas alternadas, simples, inteiras, geralmente assimétricas, peninérveas ou palminérveas e são comuns no sub-bosque de florestas tropicais ombrófilas. O fruto é uma drupa pequena, em forma de espiga, com sementes minúsculas. Possui distribuição pantropical e é representado no Brasil, por cerca de 280 espécies. Dentre estas, inúmeras se encontram citadas na literatura como medicinais, analgésicas, com ação bactericida, entre outras. Grande parte das espécies do gênero Piper L. são plantas pioneiras e estão envolvidas em processos de regeneração e manutenção da diversidade em matas. O presente estudo, que se encontra inserido no Projeto “Flora da APA Boqueirão da Mira”, teve como objetivos descrever as espécies ocorrentes, ampliar o conhecimento sobre táxons endêmicos e/ou ameaçados de extinção e gerar subsídios para estudos posteriores. Foram realizadas análises de materiais depositados em herbários dos estados de MG e RJ, e consultas a literatura. Para a Serra do Pacau, foram registrados, até o momento, a ocorrência de seis espécies e duas variedades, sendo Piper aduncum L., P. anisum (Spreng) Angely, P. arboreum Aubl. var. arboreum, P. arboreum var. hirtellum Yunck., P. caldense C. DC., P. hispidum Sw., P. richardiifolium Kunth. , os táxons assinalados. Os resultados analisados propiciaram o conhecimento da grande necessidade de realização de coletas de Piperaceae no estado de Minas Gerais, principalmente na região da Serra da Mantiqueira, onde ainda há uma grande lacuna no conhecimento dos táxons existentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.