Educação nutricional aplicada a grupo de reeducação alimentar
Palavras-chave:
obesidade, mudança de comportamento, reeducação alimentarResumo
Obesidade é uma doença crônica que pode comprometer a saúde por favorecer o surgimento de co-morbidades como a hipertensão, diabetes e as dislipidemias. A ciência da nutrição lida com a vida, valores, concepções, percepções de nossa própria alimentação e o nutricionista traduz as mensagens dessa ciência para linguagem do público, facilitando no processo de mudança do comportamento. Este trabalho trata-se de um estudo descritivo que teve por objetivo relatar a experiência do grupo de reeducação alimentar atendido na policlínica de Três Poços entre 2007 e 2008. Os sujeitos foram 14 mulheres com IMC igual ou superior a 25 kg/m2 tendo em média de 25 anos de idade que buscavam orientação alimentar para perda de peso. Nos encontros quinzenais, foram realizadas avaliações antropométricas, dinâmicas de grupo para reflexão, estreitamento de laços e motivação, além da construção das dietas. Ao final do trabalho as participantes foram submetidas a uma avaliação completa, e preencheram um questionário comportamental e entrevistas semi-estruturadas. Todas as participantes afirmaram mudanças significativas em suas vidas no aspecto auto-estima, relacionamento com a família e amigos e principalmente alimentar, além de maior disposição para realizar ações que não faziam antes. Além disso, a obesidade aparece em alguns relatos como um traço marcante compartilhado por membros de uma mesma família, o que poderia dificultar na adesão ao tratamento; bem como o seu significado relacionado a um processo de estigmatização e discriminação e às limitações físicas. Conclui-se que foram estabelecidas reflexões sobre as condições alimentares e nutricionais possibilitando a problematização descrita por Paulo Freire como estratégia para melhora da qualidade de vida das participantes. Considerando-se o impacto do comportamento alimentar na saúde, observa-se a necessidade de desenvolver estratégias de motivação, informação e reeducação alimentar, adotando práticas saudáveis que atendam às necessidades da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.