Chaves para a identificação dos gêneros botânicos mais representativos da APA Municipal de Barra do Piraí, Rio de Janeiro, Brasil
Palavras-chave:
APA Municipal de Barra do Piraí, Sistemática, TaxonomiaResumo
O Município de Barra do Piraí está localizado na Serra do Mar, região sul do estado do Rio de Janeiro. A região onde se encontra o município era quase totalmente coberta por Mata Atlântica e, com o desenvolvimento da lavoura de café, a mata foi sendo derrubada. Quando o café decaiu, os morros já estavam desmatados, sobrando apenas pequenos núcleos de vegetação. Esse desmatamento favoreceu a erosão do solo, que é um dos graves problemas do município. Com cerca de 673.674 m2, a APA Municipal de Barra do Piraí constitui-se, hoje, por grandes áreas de pastagens abandonadas, reflorestamentos e áreas de regeneração natural. O presente estudo teve como objetivos descrever as espécies ocorrentes, ampliar o conhecimento sobre táxons endêmicos e/ou ameaçados de extinção e gerar subsídios para o monitoramento da Unidade de Conservação. O trabalho foi realizado tendo como base os resultados do Levantamento Florístico realizado previamente e análise de material herborizado. Para descrição dos táxons foi usada a metodologia clássica da taxonomia vegetal – análise dos caracteres vegetativos e reprodutivos, tomadas medidas e anotação das principais características morfológicas. Chaves dicotômicas foram confeccionadas a partir dos caracteres mais informativos. Dentre os gêneros mais representativos ocorrentes na APA Municipal de Barra do Piraí, estão Acacia e Cassia (Fabaceae), Tibouchina (Melastomataceae), Ficus (Moraceae), Cestrum e Solanum (Solanaceae). Os resultados obtidos foram informados à Associação Ecológica Vale do Paraíba mediante relatórios periódicos e incluídos no Plano de Ação da APA Municipal de Barra do Piraí.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.