Bioatividade de Cecropia catarinensis sobre Oncopeltus fasciatus (Hemiptera: Lygaeidae)
Palavras-chave:
Oncopeltus fasciatus, metanólico, Cecropia catarinensisResumo
Insetos da espécie Oncopeltus fasciatus (Dallas, 1852) (Hemiptera:Lygaeidae), insetos fitófagos frequentemente vistos sugando Asclepias curassavica e outros vegetais de importância agrícola. Espécies vegetais do gênero Cecropia (embaúba) são plantas nativas de matas ciliares úmidas, distribuindo-se particularmente na encosta Atlântica das regiões sul e sudeste do Brasil (LORENZI & MATOS, 2002). Os bioensaios foram realizados com O. fasciatus, da colônia do Laboratório de insetos vetores/ USS, utilizando o tratamento tópico e, na água da dieta das ninfas de 5º estádio de O. fasciatus. Os experimentos foram realizados com grupos de 20 ninfas em três triplicatas e três repetições. O extrato bruto metanólico de C. catarinensis foi dissolvido em metanol e solubilizado em solução salina (1:3). Posteriormente, o extrato foi aplicado na água da dieta (ml) e/ou parte ventral do abdômen (μl) dos insetos nas concentrações de 10, 50 e 100 μg. Após os tratamentos, os insetos tratados e os grupos controles, foram mantidos a 28 ºC em dieta normal (sementes de girassol e água), e observados durante 15 dias, quanto ao desenvolvimento e mortalidade, e durante 35 dias quanto a ovipostura. O tratamento na água da dieta apresentou uma mortalidade de 30% das ninfas na concentração de 100 μg/ml. O tratamento tópico reduziu a longevidade de O. fasciatus em 40- 50%. As fêmeas previamente tratadas (5º estádio), na dieta e tópico apresentaram significativa redução da ovipostura (9 ± 0.5 e 37.6 ± 0.6) com 13 e 18 ovos por fêmea, quando comparada aos controles (68.3 ± 3.5 e 61.3 ± 3.5) com 51 e 21 ovos por fêmea, respectivamente. Ambos os tratamentos inibiram totalmente (100%) a viabilidade dos ovos nas concentrações de 50 e 100μg. Conclui-se que o extrato metanólico de C. catarinenses reduz a ovipostura e a viabilidade dos ovos em fêmeas de O. fasciatus.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.