Análise bioquímica de corpos cetônicos na saliva de indivíduos não diabéticos e diabéticos insulino dependentes
Palavras-chave:
Diabetes Mellitus, saliva, corpos cetônicos, metabolismo, saúdeResumo
Os corpos cetônicos são combustíveis metabólicos importantes para vários tecidos, em particular para o coração e para o músculo e esquelético. O cérebro, em circunstâncias normais, utiliza apenas glicose como fonte energética, pois os ácidos graxos são incapazes de cruzarem a barreira hematoencefálica, porém durante um jejum prolongado, os corpos cetônicos que são hidrossolúveis tornam-se a fonte de combustível metabólico do cérebro. Contudo, apesar desses níveis sanguíneos elevados de glicose, as células sofrem depleção à glicose porque sua entrada nas células está prejudicada. É principalmente nesta situação que a síntese de corpos cetônicos é acelerada, e os níveis destes corpos cetônicos, no sangue, tornam-se excepcionalmente altos, condição conhecida como cetose. Os objetivos do trabalho incluem: a) verificar a presença de corpos cetônicos na saliva de indivíduos não diabéticos e diabéticos insulino-dependentes; b) dosar as concentrações dos corpos cetônicos encontrados; c) discutir os efeitos desses compostos no pH da saliva, no metabolismo oral e na fisiopatologia de doenças do aparelho estomatognático. Quanto à casuística e metodologia, este estudo foi aprovado previamente pelo Comitê de Ética institucional e pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda. Trata-se da aplicação de um protocolo bioquímico para dosagem de corpos cetônicos na saliva mista de indivíduos atendidos no Programa de Atendimento a Portadoresde Diabetes Mellitus do município e Volta Redonda, através das seguintes etapas: a) coleta da saliva; b) desproteinização; c) Neutralização do desproteinizado; d) Dosagem enzimática de ponto final de corpos cetônicos na saliva; e) Leitura do acetoacetato; f) Leitura do beta-hidroxibutirato. O projeto encontra-se em fase inicial, sendo que a próxima etapa constitui-se na coleta da saliva dos voluntários para a realização da marcha bioquímica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos UniFOA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaração de Transferência de Direitos Autorais - Cadernos UniFOA como autor(es) do artigo abaixo intitulado, declaro(amos) que em caso de aceitação do artigo por parte da Revista Cadernos UniFOA, concordo(amos) que os direitos autorais e ele referentes se tornarão propriedade exclusiva desta revista, vedada qualquer produção, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e, se obtida, farei(emos) constar o agradecimento à Revista Cadernos UniFOA, e os créditos correspondentes. Declaro(emos) também que este artigo é original na sua forma e conteúdo, não tendo sido publicado em outro periódico, completo ou em parte, e certifico(amos) que não se encontra sob análise em qualquer outro veículo de comunicação científica.
O AUTOR desde já está ciente e de acordo que:
- A obra não poderá ser comercializada e sua contribuição não gerará ônus para a FOA/UniFOA;
- A obra será disponibilizada em formato digital no sítio eletrônico do UniFOA para pesquisas e downloads de forma gratuita;
- Todo o conteúdo é de total responsabilidade dos autores na sua forma e originalidade;
- Todas as imagens utilizadas (fotos, ilustrações, vetores e etc.) devem possuir autorização para uso;
- Que a obra não se encontra sob a análise em qualquer outro veículo de comunicação científica, caso contrário o Autor deverá justificar a submissão à Editora da FOA, que analisará o pedido, podendo ser autorizado ou não.
O AUTOR está ciente e de acordo que tem por obrigação solicitar a autorização expressa dos coautores da obra/artigo, bem como dos professores orientadores antes da submissão do mesmo, se obrigando inclusive a mencioná-los no corpo da obra, sob pena de responder exclusivamente pelos danos causados.